sexta-feira, 5 de março de 2021

Que tal ler Machado de Assis em quadrinhos?



Que tal ler Machado de Assis em quadrinhos?  
Apesar de muitos ainda insistirem com o preconceito contra esse gênero, a verdade é que os quadrinhos são uma excelente porta de entrada para o universo machadiano, já que para os iniciantes no mundo da leitura, os textos de Machado podem apresentar uma certa dificuldade.

É inegável que os quadrinhos motivam e incentivam adolescentes e adultos a iniciarem suas viagens literárias e, assim vem contribuindo para o aumento da leitura dos clássicos literários, porém está faltando divulgação e incentivo.

Machado de Assis não poderia ficar de fora dessa nova roupagem literária. Em seu artigo "Heranças Machadianas", na Revista Discutindo Literatura, edição especial, Júlio Rasek, diz:

"No teatro, na música, nas histórias em quadrinhos ou no cinema, o legado de Machado de Assis ganhou novas versões, pois a herança deixada por ele vai muito além dos textos que ele produziu". Para ele talvez o maior  legado de Machado seja ter criado um universo ímpar, que hoje impressiona ao ultrapassar com tanto vigor e atualidade as fronteiras conhecidas como Literatura. Isso é notado, por exemplo, na versatilidade de suas histórias e na humanidade trágica e cômica de seus personagens, prontos a vestirem uma roupagem moderna. 

Não importa o segmento artístico, a estética criada pelo imortal literato orbita em um espaço completamente inexplorado e repleto de possibilidades. Não é por acaso que, nos últimos anos, a fantasia machadiana vem sendo recontada de maneira totalmente nova. É o caso das histórias em quadrinhos - as HQs -, adaptação da obra de Machado de Assis provavelmente impensada pelo autor, até porque, assim como o cinema e a televisão, tais meios não faziam parte da sua realidade."


Portanto, ler Machado de Assis em quadrinhos abre um leque de possibilidades de leitura e melhor aina, abrange um público leitor bem maior. 

Já temos nas livrarias várias obras machadianas adaptadas para os quadrinhos, entre elas temos: O Alienista, Conto de escola, Uns Braços, Causa Secreta, O enfermeiro, A Cartomante, om Casmurro, Memórias Póstumas e Brás Cubas e Quincas Borbas.

Então vamos aproveitar e começar a viajar nesse universo maravilhoso de Machado de Assis, abra o link abaixo e comece a explorar essa nova roupagem de Machado:

https://issuu.com/editorapeiropolis/docs/conto_de_escola/2








Características da obra Machadiana (2)


Machado de Assis busca inspiração nas ações rotineiras do homem. Penetrando na consciência das personagens para sondar-lhes o funcionamento. Machado mostra-nos de maneira impiedosa e aguda, a vaidade, a futilidade, a hipocrisia, a ambição, a inveja e a inclinação ao adultério através de suas personagens. Como o escritor capta sempre os impulsos contraditórios existentes em qualquer ser humano, torna-se difícil classificar suas personagens em boas ou más, além disso, vasculhando a burguesia da época que vivia de acordo com o convencionalismo, Machado desmascara o jogo das relações sociais, enfatizando o contraste entre a essência e a aparência. O sucesso financeiro é quase o objetivo da vida dessas personagens.

Características:

1 - Quanto à visão de mundo:

1.1- Pessimismo: revela uma visão trágica e amarga da existência humana. Esse pessimismo é uma constatação de que o homem se deforma por causa de um sistema social que o leva a torna-se hipócrita para ser aceito pela opinião pública.

Ex: "Não tive filhos, não transmiti a nenhuma criatura o legado da nossa miséria." (Memórias Póstumas de Brás Cubas)

1.2- Humor: é uma espécie de válvula de escape diante da constatação da miserável condição humana. Esse humor, ás vezes irreverente, pode transformar-se em ironia e tem função crítica, pois leva o leitor a refletir sobre a condição humana.

Ex: " Marcela amou-me durante quinze meses e onze contos de réis; nada menos."  "Não tive filhos, não transmiti a nenhuma criatura o legado da nossa miséria." (Memórias Póstumas de Brás Cubas)

1.3- Denúncia da hipocrisia e do egoísmo: no universo machadiano, os bons sentimentos escondem sempre outra face, a do egoísmo e da dissimulação.

Ex: "Quem não sabe que o pé de cada bandeira pública, ostensiva, há muitas vezes outras bandeiras modestamente particulares que se hasteiam e flutuam à sombra daquela, e não raras vezes lhe sobrevivem?" (Memórias Póstumas de Brás Cubas)

1.4Visão da natureza como mãe e inimiga: a natureza - considerada aqui como todas as forças que estabelecem e conservam a ordem do universo - é ao mesmo tempo mãe (vida) e inimiga (morte) do homem. Mãe porque criou o ser humano; inimiga, porque mantém-se impassível diante do sofrimento, que só terá fim com a morte. A natureza mata quando não necessita mais do indivíduo. (Memórias Póstumas de Brás Cubas)

2. Quanto ás personagens:

  • Suas personagens, longe de serem heróis ou heroínas defensores dos fracos, perfeitos e íntegros, são criaturas complexas. São homens e mulheres comuns, dotados de sentimentos contraditórios, complexos, como qualquer ser humano. São sujeitas à atuação das forças sociais, como por exemplo: paixão pelo dinheiro, egoísmo, medo da opinião alheia, dissimulação, vaidade.

Ex: "[Marcela] negociava com o único fim de acudir à paixão pelo lucro, que era o verme roedor daquela existência." (Memórias Póstumas de Brás Cubas)

       "A multidão atraía-me, o aplauso namorava-me." (Memórias Póstumas de Brás Cubas)

3. Quanto ao processo narrativo:

  • Machado preocupa-se muito mais com a análise das personagens do que com a ação. Por isso, em suas narrativas, pouca coisa "acontece": há poucos fatos em suas histórias e muita reflexão.

  • Outra característica a prosa machadiana é a conversa com o leitor e a análise que o autor faz da própria narrativa. Muitas vezes o narrador interfere na história que conta: conversa com o leitor, antecipa fatos, abrevia ou alonga os capítulos e faz reflexões, que aparentemente, nada têm a ver com a história.

Ex: "Que me conste, ainda ninguém relatou o seu próprio delírio; faço-o eu, e a ciência mo agradecerá. Se o leitor não é dado à contemplação destes fenômenos mentais, pode saltar o capítulo; vá direto à narração." (Memórias Póstumas de Brás Cubas)

            "Começo a arrepender-me deste livro. Não que ele me canse; eu não tenho que fazer; e realmente, expedir alguns magros capítulos para esse mundo é tarefa que distrai um pouco da eternidade. Mas o livro é enfadonho, cheira a sepulcro, traz certa contradição cadavérica ..." (Memórias Póstumas de Brás Cubas)

4. Quanto à temática:

  • Nos contos e romances machadianos da segunda fase, os temas são os seguintes: a relatividade dos conceitos normais, o tédio, a loucura, a vaidade, o adultério, a contradição entre aparência e essência, a predominância do bem sobre o mal.