sexta-feira, 7 de setembro de 2012

Modelo de dissertação argumentativa



TEMA: Chegando ao terceiro milênio, o homem ainda não conseguiu resolver graves problemas que preocupam a todos.
POR QUÊ?
*arg. 1: Existem populações imersas em completa miséria.
*arg. 2: A paz é interrompida frequentemente por conflitos internacionais.
*arg. 3: O meio ambiente encontra-se ameaçado por sério desequilíbrio ecológico.

Terra, uma preocupação constante
            Chegando ao terceiro milênio, o homem ainda não conseguiu resolver os graves problemas que preocupam a todos, POIS existem populações imersas em completa miséria, a paz é interrompida frequentemente por conflitos internacionais e, ALÉM DO MAIS, o meio ambiente encontra-se ameaçado por sério desequilíbrio ecológico.
            EMBORA o planeta disponha de riquezas incalculáveis - estas, mal distribuídas, quer entre Estados, quer entre indivíduos - encontramos legiões de famintos em pontos específicos da Terra. Nos países do Terceiro Mundo, sobretudo em certas regiões da África, vemos com tristeza, a falência da solidariedade humana e da colaboração entre as nações.
            ALÉM DISSO, nesta últimas décadas, temos assistido, com certa preocupação, aos conflitos internacionais que se sucedem. Muitos trazem na memória a triste lembrança das guerras do Vietnã e da Coréia, as quais provocaram grande extermínio. Em nossos dias, testemunhamos conflitos na antiga Iugoslávia, em alguns membros da Comunidade dos Estados Independentes, sem falar da Guerra do Golfo, que tanta apreensão nos causou.

OBS: Note a presença da expressão Além disso no início do parágrafo, que estabelece a ligação com o parágrafo anterior. Ela deve ser colocada para evidenciar o fato de que os parágrafos se relacionam entre si, garantindo a coesão e a coerência do texto. Pode-se usar ainda: além do mais, também, outro ponto, outro aspecto, um outro ângulo do problema...

            OUTRA PREOCUPAÇÃO CONSTANTE é o desequilíbrio ecológico, provocado pela ambição desmedida de alguns, que promovem desmatamentos desordenados e poluem as águas dos rios. Tais atitudes contribuem para que o meio ambiente, em virtude de tantas agressões, acabe por se transformar em local inabitável.

OBS: Observe a expressão Outra preocupação constante, colocada no início deste parágrafo. Ela é o elemento de ligação com o parágrafo anterior do Desenvolvimento. Estabelece a conexão entre os argumentos apresentados.

            EM VIRTUDE dos fatos mencionados, somos levados a acreditar que o homem está muito longe de solucionar os graves problemas que afligem diretamente uma grande parcela da humanidade e indiretamente a qualquer pessoa consciente e solidária. É desejo de todos nós que algo seja feito no sentido de conter essas forças ameaçadoras, para podermos suportar as adversidades e construir um mundo que, por ser justo e pacífico, será mais facilmente habitado pelas gerações vindouras.

    A Conclusão pode iniciar-se com uma expressão que remeta ao que foi dito nos parágrafos anteriores (expressão inicial). Pode-se usar expressões como: em virtude disso, por tudo isso, deste modo, assim sendo, pelo que foi dito... A ela deve seguir-se uma reafirmação do tema proposto no inicio da redação. No final do parágrafo, é interessante colocar uma observação final, fazendo um comentário sobre os fatos mencionados ao longo da dissertação.

14 comentários:

Anônimo disse...

Ótima explicação. Tirou todas as minhas dúvidas. Parabéns pelo trabalho.

Anônimo disse...

Texto claro e bem explicado! Parabéns

Unknown disse...

Parabéns.
Você me ajudou muito. Sua explicação é excelente....

Anônimo disse...

Parabéns Silene, gostei da redação, embora a concordância e pontuação tenha deixado muito a desejar. Elogios falsos enfraquecem o autor.

Anônimo disse...

Parabéns, você ajudou-me bastante, irei fazer vestibular amanhã e sua explicação tirou-me muitas dúvidas.

Alessandra Bosque disse...

Adorei, adorei, vc é muito objetiva, apliquei esta maneira e tirei 7,5 na redação do concurso do MPU, que fiz em 15 minutos

Anônimo disse...

Excelente! Você me ajudou muito.Farei vestibular em novembro.Estou treinando nas redações.Com certeza terei sucesso com suas sugestões. Obrigada!

Unknown disse...

Excelente explicação, você está de parabéns!

Anônimo disse...

Muito boa, vai me ajudar na redacao do enem.. Parabéns!!

Jesus às Portas!Ele vem!!!!!!! disse...

o capitalismo não é o vilão.O vilão da história é o coração do homens.

Anônimo disse...

É permitido uso de primeira pessoa, como no ultimo parágrafo?

Anônimo disse...

Concordancia e pontuaçao? O nde? O tema é DISSERTAÇAO ARGUMENTATIVA. E quem presta concurso ou vestibular ignorando isso, talvez nem devesse ter chegado ao ensino médio, né!

Unknown disse...

muito boas dicas...parabéns!

Anônimo disse...

Excelenteeee! Deus te abençoe!