quinta-feira, 10 de novembro de 2022

DICAS PARA TIRAR 900+ NA REDAÇÃO DO ENEM

 


Lembre-se que a redação do Enem é sempre uma dissertação-argumentativa, então nada de escrever depoimentos e relatos pessoais. Dissertar é tomar posição uma diante do tema proposto, em outras palavras, você deverá defender seu ponto de vista (tese) acerca da proposta da redação.  

O ponto de vista (tese) do texto dissertativo é fundamentado com explicações e argumentos com o objetivo de influenciar leitor, tentando convencê-lo de que a ideia defendida está correta. É preciso, portanto, expor e explicar as ideias. Daí a sua dupla natureza: é argumentativo porque defende uma tese, uma opinião, e é dissertativo porque se utiliza de explicações para justificá-la.

Portanto, seja direto, posicione-se e defenda suas ideias de forma clara, utilizando bons argumentos, sem fugir da temática da redação, ou seja, não “enrole”, vá direto ao assunto, não deixando nada “no ar”.

A dissertação-argumentativa tem uma estrutura a ser seguida: introdução, desenvolvimento e conclusão. Se quiser pontuar não fuja dessa estrutura. Para ficar mais fácil, vamos explicar cada um desses elementos.

1. A introdução constitui o parágrafo inicial do texto. Aqui você vai informar o leitor sobre o tema que vai ser discutido e qual o seu posicionamento diante dele. Ou seja, na introdução, geralmente, é exposta a tese (ponto de vista) sobre o tema e os argumentos que serão discutidos no desenvolvimento. O Importante é que na introdução deve-se expor o problema e chamar a atenção do leitor para ele.

 

2. Modo prático da fazer a introdução:

Ø  Contextualizar o tema:  faça a apresentação geral sobre o tema que vai ser discutido, ou seja, traga algum elemento que se relacione com a temática da redação. Aqui você pode fazer uso de seu repertório sociocultural (fato histórico, cultural, geográfico ou científico; citação filosófica de algum autor, filme, livro ou até um trecho de música, etc), em seguida, faça a ligação desse elemento com o tema da redação.

Ø  Recorte temático (delimitação do tema): faça a problematização do tema, ou seja, polemize, questione aquilo que você vai realmente discutir dentro da temática da proposta da redação.

Ø  Tese e projeto de texto: Opine, posicione-se diante da problematização (da polêmica) do tema e já sinalize com, pelo menos, dois argumentos que serão abordados no desenvolvimento para defender seu ponto de vista.  

Observe o exemplo abaixo:

O filme “Coração da Loucura” – que narra a história da psiquiatra Nise da Silveira – retrata a desumanização sofrida pelos indivíduos que possuem psicopatologias, o que dificulta a realização de tratamento adequado e a inserção social destes. Nesse sentido, a temática da obra está intimamente relacionada à sociedade brasileira atual, visto que o estigma associado às doenças mentais é um problema que restringe a cidadania no país. Com efeito, hão de ser analisadas as causas que corroboram esse grave cenário: a desinformação e a mentalidade social.

î  Note também que o parágrafo é organizado em APENAS TRÊS PERÍODOS! Esse tipo de parágrafo é o ideal. Portanto, nada de parágrafos enormes, com vários períodos ou parágrafos com um único período.

2. Desenvolvimento: aqui você vai defender seu ponto de vista (tese) sobre a temática da redação, exposto em seu projeto de texto, na introdução. Os argumentos servem para defender seu ponto de vista e devem ser retomados e explicados através de estratégias argumentativas, para isso você pode fazer uso de seu repertório sociocultural para embasar seu ponto de vista.

Observe o exemplo abaixo:

Nesse viés, é necessário pontuar que a falta de informação acerca das doenças mentais precisa ser superada. A esse respeito, o jornalista André Trigueiro, em seu livro “Viver é a Melhor Opção”, afirma que parte expressiva dos cidadãos portadores de alguma disfunção mental possui dificuldade em viver de forma mais saudável devido à falta de conhecimento sobre sua condição. Sob essa perspectiva, constata-se que grande parta dos brasileiros desconhece a diferença entre tristeza e depressão ou entre ansiedade e estresse, por exemplo – tal como denunciado por André Trigueiro. Dessa forma, embora a psiquiatria e a psicologia tenham avançado no que diz respeito ao controle dos sintomas das psicopatologias, o fato de esse tema ser silenciado impede que muitos tenham acesso à saúde mental e faz com que o sofrimento psíquico seja reduzido a uma “frescura” ou sentimento passageiro. Assim, enquanto a desinformação se mantiver, o Brasil permanecerá distante da inclusão dessa parcela da sociedade.

Ademais, a mentalidade social preconceituosa existente no território nacional dificulta a superação dos estigmas no que tange às disfunções mentais. Nesse cenário, o sociólogo Sérgio Buarque de Holanda, em sua obra “O Homem Cordial”, expõe o egoísmo presente na sociedade brasileira – que tende a priorizar ideias particulares em detrimento do bem-estar coletivo. Desse modo, observa-se que as doenças mentais são frequentemente associadas à incapacidade ou fraqueza por destoarem do ideal inalcançável de perfeição cultivado no ideário nacional, o que faz com que muitos cidadãos sejam alvo de preconceito e exclusão, fatos que demonstram o egoísmo ainda presente na mentalidade brasileira. Por conseguinte, evidencia-se a necessidade da construção de valores empáticos e solidários no Brasil: fator imprescindível na construção de uma sociedade igualitária e democrática.

3. Conclusão: É aqui que você irá fazer uma proposta de intervenção para solucionar a problemática abordada na introdução do texto. A conclusão será bem avaliada se o candidato fizer uma reafirmação de sua tese e apresentar uma proposta completa e bem detalhada, contendo 5 elementos (AGENTE, AÇÃO, EFEITO, MODO/MEIO, DETALHAMENTO). A proposta de intervenção não pode ferir os direitos humanos, caso contrário, você perder toda a pontuação desta parte da redação. No último período da conclusão é ideal que se faça um comentário final fechando a dissertação.

Os cinco elementos da proposta de intervenção:

Ação: qual ação deve ser realizada para resolver os problemas apresentados ao longo do texto. 

Agente: quem será o responsável pelo planejamento e execução da ação proposta.

Modo/Meio:  de que modo/meio a ação proposta será colocada em prática.

Efeito:  é objetivo ou consequência da ação proposta.

Detalhamento: é o elemento que acrescenta informações à ação, ao agente, ao modo/meio ou ao efeito. Ele tem papel fundamental para uma formulação mais concreta e mais elaborada da proposta de intervenção

Observe o exemplo abaixo:

Portanto, o Ministério da Educação, órgão responsável por políticas públicas na área da educação, deve promover a informação segura a respeito das doenças mentais desde os primeiros anos da vida escolar por meio da adição de uma disciplina de saúde mental à Base Nacional Curricular, além de realizar campanhas informativas na mídia, visando à plena educação psicossocial da população. Somado a isso, o Ministério da Saúde pode dirimir o preconceito por intermédio da divulgação de vídeos em suas redes sociais que contem a história de portadores de doenças mentaisressaltando a necessidade de desenvolver a empatia e o respeitoa fim de que a sociedade seja mais democrática e inclusiva. Com essas medidas, “Coração da Loucura” será apenas um retrato passado do Brasil, que será socialmente justo e promoverá de forma efetiva a saúde mental de seus cidadãos.

Nenhum comentário: