quinta-feira, 27 de outubro de 2022

NÃO ZERE SUA REDAÇÃO NO ENEM!


Boa tarde, meus queridos, passando aqui para lembrá-los de não cometer pequenos deslizes na redação do Enem que podem deixá-los de fora de sua tão sonhada universidade. Não adianta caprichar em sua redação redigindo um texto que cumpre todos os requisitos das competências exigidas no Enem,  no entanto, acaba zerando por conta de pequenas falhas, que muitas vezes são hábitos que perduram desde o ensino fundamental menor e que nunca foram corrigidos pelos professores. Então, preste atenção para não acontecer isso com você:

1.  Para sua redação ser corrigida, ela precisa ter, no mínimo, 8 linhas! Textos com 7 linhas ou menos estão fora da correção.

2. Muita atenção caso você cometa algum erro e desista de alguma parte de seu texto, pois riscando as linhas do texto, linha por linha, ou fazendo um X na parte que estiver anulando, atente para não anular sua redação toda. Lembre: caso você produza um texto com mais 7 linhas, mas desista de algum parágrafo riscando-o, tenha cuidado para não anular seu texto sem querer deixando menos de 8 linhas do texto. 

3.  Não assine sua redação, em hipótese alguma, nem no final, nem dentro do texto! Qualquer forma de identificação como, assinatura, apelido, codinome, rubrica, iniciais de nome, nome simples ou nome completo isolados do corpo do texto ( ou não), rasurados ou não anulará, sua redação, ou seja, zero.

4. Qualquer tipo de desenhos como: emotions/emojis, gráficos, tabelas, esquemas e qualquer outro tipo de desenhos (flores, coraçãozinho, etc.) no corpo do texto ou isolado dele, poderá anular sua redação.

5.  Não escreva qualquer tipo de número que não esteja relacionado com o que está sendo discutido no texto, como: cálculo(s), número do CPF, do RG e de DATAS NÃO RELACIONADAS AO DIA DA PROVA (em qualquer parte da folha de redação) anularão, com certeza, sua redação.

6.  Muitas vezes, o aluno, para deixar a redação "bonitinha" faz uso de alguns sinais gráficos, como: símbolos de interrogação (?) e de exclamação (!), arroba (@), cerquilha (#), ponto (.), hífen (-), travessão (—), asterisco (*), seta ()  ou outros que não apresentem função dentro (ou isolado) do texto anularão a redação.

7.  Faça uma letra legível, não precisa ser uma letra desenhada, mas tem que dá para o corretor ler, pois textos totalmente ilegíveis serão anulados.

8. Muitos candidatos, acredito que para mostrar que são inteligentes,  escrevem sua redação, toda ou algumas partes dela, em língua estrangeira. Não cometa esse erro, pois isso anulará sua redação.

9. Não faça cópia dos textos motivadores ou de trechos da prova de redação, pois, caso sua redação não tenha mais de 7 linhas de produção própria, você provavelmente anulará sua redação.

10. Leia e releia a proposta da redação para não fugir do tema, caso seu texto não tenha nenhuma relação com os elementos do tema e nem com o assunto, seu texto será anulado por fuga ao tema.

11. Outro ponto muito importante para ter cuidado na hora de escrever a redação é quanto ao tipo textual do texto. A redação do Enem exige que o texto seja redigido no tipo dissertativo-argumentativo, portanto nada de misturar outros tipos textuais no meio da dissertação ou de escrever o texto em forma de relato pessoal, narração, listas  ou poema. Não atender o tipo textual exigido pelo Enem anulará sua redação.

12. Não escreva palavras de baixo calão (palavrão), não ofenda pessoas ou grupos de pessoas, não zombe e nem deboche da prova, não escreva bilhetinhos ou recados para o corretor ou para outra pessoa na redação, não faça reflexão sobre seu texto ou sobre seu desempenho, não escreva mensagens religiosas ou políticas que não tenham conexão com o tema ou com a discussão no texto, finalmente, não escreva qualquer outra palavra ou frase que não tenha relação com o texto. Qualquer um desses pequenos deslizes anulará sua redação.