sábado, 31 de maio de 2014

Redação nota 1000

Estou trazendo para vocês um exemplo da redação do Enem de 2011, cujo tema "Viver em rede no século XXI: os limites entre o público e o privado". Os comentários estão logo abaixo do texto.


Orkut, Twiter e Facebook são alguns exemplos das redes sociais (virtuais) mais acessadas do mundo e, convenhamos, a popularidade das mesmas se tornou tamanha que não ter uma página nessas redes é praticamente como não estar integrado ao atual mundo globalizado[SF3] . Através desse novo meio as pessoas fazem amizades pelo mundo inteiro, compartilham ideias e opiniões, organizam movimentos, como os que derrubaram governos autoritários no mundo árabe e, literalmente, se mostram para a sociedade. Nesse momento é que nos convém cautela e reflexão para saber até que ponto se expor nas redes sociais representa uma vantagem.
Não saber os limites da nossa exposição nas redes virtuais pode nos custar caro e colocar em risco a integridade da nossa imagem perante a sociedade[SF4] . Afinal, a partir do momento em que colocamos informações na rede, foge do nosso controle a consciência das dimensões de até onde elas podem chegar. Sendo assim, apresentar informações pessoais em tais redes pode nos tornar um tanto quanto vulneráveis moralmente.
Redação de Camila Pereira Zuconi, Viçosa (MG). Texto extraído do documento A Redação no ENEM 2012

 [SF1]já indica a posição da candidata sobre o tema
 [SF2]O parágrafo de introdução é construído em dois períodos e fazendo uso de sua bagagem cultural, a autora  faz apresentação do tema recorre à história da tecnologia da comunicação para resgatar a trajetória das relações interpessoais e à necessidade  do homem de se comunicar.
 [SF3]Apresentação do ponto de vista , entretanto, alerta-se que se deve ter cautela para saber até que ponto é uma vantagem se expor nas redes sociais. Valida sua tese explicando-a  e justificando-a.
 [SF4]Novo argumento para validar a tese.
 [SF5]Termina a argumentação fazendo  uma ponderação, o que mostra bom senso: a candidata volta a afirmar a importância da internet na comunicação humana, mas faz a ressalva de que ela é perigosa para aqueles que não conhecem os limites entre o público e o privado
 [SF6]Reafirmação da tese.
 [SF7]Propostas de intervenção (parceria entre governo e redes sociais.).

Meu livro: Eu, você e minha terra Belém

"É comum ouvirmos nos corredores das escolas, conversas entre professores reclamando da dificuldade dos alunos, principalmente, no que diz respeito à leitura e à produção escrita. Isso é fato. Assim como é fato também que, na maioria das vezes, esses alunos não são motivados e desafiados para querer aprender.[...]
Todo aluno é estimulado pelo êxito e inibido pelo fracasso, ele aprende mais quando se sente seguro.  A motivação completa-se apenas quando o aluno encontra razão suficiente para o trabalho que realiza, quando lhe aprecia o valor e percebe que seus esforços o levam à realização de sua tarefa, por isso o professor deve criar situações de sucesso, isto é, de aprendizagens significativas para o aluno, de modo que os êxitos superem os fracassos, visto que “nada produz tanto êxito quanto o próprio êxito”.[...]
Pensando em tudo isso foi que sentimos a necessidade de realizar um trabalho que despertasse nos alunos motivação e autonomia, principalmente, no que diz respeito à leitura e à produção escrita. Para que isso acontecesse era preciso que trabalhássemos algo que realmente fizesse sentido para a vida dos alunos. Foi então que surgiu a ideia de trabalhar a cidade de Belém, algo certamente, muito significativo na vida deles.[...]" 
Este é o resultado de um projeto, realizado em parceria com o professor de Artes (Edson Ney Paixão) e professores de sala de aula (Giselle P. Fonseca, Ivani Rocha, Euzirene Leão e Sílvia Leão) sobre leitura e produção textual com crianças do 4º ano. 
O livro vem comprovar que a criança quando incentivada, motiva-se e é capaz de produzir bons textos, contrariando a fala comum de que o aluno, hoje, não consegue produzir nada. Deixo aqui uma mostra da produção dos alunos que participaram deste projeto:
Belém
            Olá! Quero convidar você para conhecer um pouco da minha terra.
       Sou muito conhecida como cidade morena, mulata faceira e tenho cheiro de mato também.
           Sou conhecida como Cidade das Mangueiras, tenho mangueiras por todos os lados, quando a manga cai todo mundo vai atrás, puxa pra cá pra lá ninguém quer largar!
            Belém tem muitos pontos turísticos como a Estação das Docas, Forte do Castelo, Ver- o - Peso e outros mais. Têm também as comidas típicas, como o tacacá, o caruru, o vatapá, a maniçoba e as frutas exóticas como o açaí, a pupunha e o cupuaçu.
            Ah! não podemos esquecer do Círio de Nazaré, a maior festa dos paraenses.
            Eu vivi tempos de um período de grandes riquezas.
Marcela Cardias Borges
Belém cidade das mangueiras
Eu adoro Belém. É uma cidade maravilhosa.
            É onde eu nasci. Belém de todos os sabores! Tem uma cozinha maravilhosa: aqui tem açaí, tacacá, pato no tucupi.
            Belém é onde vivo, de muitas flores e árvores.
            Belém é onde eu moro, Belém do carimbó, das festas juninas.
            Belém do Pará, eu quero dormir nas tuas redes.
            A tua música me embala nas tardes chuvosas.
            Ah, Belém do Pará, eu te amo!
EvenyLarisa Melo da Costa
Belém do Pará
            Aqui é a terra que eu nasci, Belém do Pará. Sou paraense de coração.
            A chuva que cai refrescando o clima, as árvores balançando, os periquitos cantando.
            Sou paraense do peixe com açaí. Sou paraense do Pato no tucupi. Sou paraense do vatapá. Sou paraense do tacacá e o sol raiando de manhã.
            Oh, grande Belém, és uma cidade maravilhosa!
            “Belém das Mangueiras”, cidade cabocla, cheia de encantos e belezas naturais, mais que maravilhosa.
            Oh, grande Belém do Pará, Belém do açaí, Belém do xibé, Belém do tucupi, Belém do tudo.
            Sou Brasileira, sou paraense e eu tenho orgulho disso.

Agatha Caroline Ferreira Gomes
Belém do Pará
Sou Paraense, nasci em Belém do Pará,
Gosto de pato no tucupi, caruru e vatapá,
E também do tradicional tacacá.
Adoro passear em Belém do Pará, 
Gosto de ver o Rio Guamá.
Gosto de ver os barcos passarem,
Gosto de ir ao Mangueirão para ver o jogo rolar.
Gosto de ver o Remo e o Papão,
Gosto de ver o Leão golear.
E depois vou tomar o tradicional tacacá,
E depois vou para o Ver- o- Peso passear
Wendell Ribeiro