sábado, 31 de maio de 2014

Redação nota 1000

Estou trazendo para vocês um exemplo da redação do Enem de 2011, cujo tema "Viver em rede no século XXI: os limites entre o público e o privado". Os comentários estão logo abaixo do texto.


Orkut, Twiter e Facebook são alguns exemplos das redes sociais (virtuais) mais acessadas do mundo e, convenhamos, a popularidade das mesmas se tornou tamanha que não ter uma página nessas redes é praticamente como não estar integrado ao atual mundo globalizado[SF3] . Através desse novo meio as pessoas fazem amizades pelo mundo inteiro, compartilham ideias e opiniões, organizam movimentos, como os que derrubaram governos autoritários no mundo árabe e, literalmente, se mostram para a sociedade. Nesse momento é que nos convém cautela e reflexão para saber até que ponto se expor nas redes sociais representa uma vantagem.
Não saber os limites da nossa exposição nas redes virtuais pode nos custar caro e colocar em risco a integridade da nossa imagem perante a sociedade[SF4] . Afinal, a partir do momento em que colocamos informações na rede, foge do nosso controle a consciência das dimensões de até onde elas podem chegar. Sendo assim, apresentar informações pessoais em tais redes pode nos tornar um tanto quanto vulneráveis moralmente.
Redação de Camila Pereira Zuconi, Viçosa (MG). Texto extraído do documento A Redação no ENEM 2012

 [SF1]já indica a posição da candidata sobre o tema
 [SF2]O parágrafo de introdução é construído em dois períodos e fazendo uso de sua bagagem cultural, a autora  faz apresentação do tema recorre à história da tecnologia da comunicação para resgatar a trajetória das relações interpessoais e à necessidade  do homem de se comunicar.
 [SF3]Apresentação do ponto de vista , entretanto, alerta-se que se deve ter cautela para saber até que ponto é uma vantagem se expor nas redes sociais. Valida sua tese explicando-a  e justificando-a.
 [SF4]Novo argumento para validar a tese.
 [SF5]Termina a argumentação fazendo  uma ponderação, o que mostra bom senso: a candidata volta a afirmar a importância da internet na comunicação humana, mas faz a ressalva de que ela é perigosa para aqueles que não conhecem os limites entre o público e o privado
 [SF6]Reafirmação da tese.
 [SF7]Propostas de intervenção (parceria entre governo e redes sociais.).

Nenhum comentário:

Figuras de Linguagem IV