Atenção, alunos, observem este slide. Muito interessante para quem quer aprender a escrever um texto bem articulado, ou seja, coerente e coeso:
sábado, 8 de setembro de 2012
sexta-feira, 7 de setembro de 2012
Dissertação Argumentativa
A Dissertação
é um tipo de texto opinativo no qual o escritor defende um ponto de
vista com o uso de argumentos. Na Dissertação argumentativa, o
intuito é convencer o leitor, persuadi-lo a concordar com a ideia ou ponto de
vista exposto, isso se faz através de várias maneiras de argumentação,
utilizando-se de dados, estatísticas, provas, exemplos, etc.
Sendo
assim, o domínio do tema é fundamental para um bom discurso. Para isso, é
imprescindível que o candidato leia bastante. Deve estar atualizado com o que
acontece no mundo, no seu país, no seu estado. Leia jornais, revistas, assista
noticiários, busque informações. Nenhuma técnica de redação será suficiente se
você não dominar o tema em pauta. Essa é a primeira dica.
O
argumento
Argumentar
é uma ação verbal na qual se utiliza a palavra oral ou escrita para defender
uma tese, ou seja, uma opinião, uma posição, um ponto de vista particular a
respeito de determinado fato.
Assim
como num jogo, quem argumenta faz suas “jogadas” para se sair vencedor: entre
outras coisas, afirma, nega, contesta, explica, promete, profetiza, critica, dá
exemplos, ironiza. E todas essas jogadas estão a serviço da criação de um clima
favorável à adesão do público às posições defendidas. A cada “lance”, o
argumentador se esforça para comprovar que está indo pelo caminho certo; caso
contrário, perderá credibilidade e será vencido.
Tipos de argumentos
·
Argumento
de autoridade: ajuda a sustentar o
ponto de vista, pois lança mão da voz de um especialista, uma pessoa
respeitável (líder, artista, político) ou uma instituição de pesquisa
considerada autoridade no assunto em debate.
Ex: O cinema nacional conquistou nos últimos
anos qualidade e faturamento nunca vistos antes. “Uma câmera na mão e uma ideia
na cabeça” - a famosa frase-conceito do diretor Gláuber Rocha – virou uma
fórmula eficiente para explicar os R$ 130 milhões que o cinema brasileiro
faturou no ano passado. (Adaptado
de Época, 14/04/2004)
·
Argumento
por exemplificação: pretende-se levar o leitor a admitir a tese ou a conclusão
justificando-a por meio de exemplos de um fato ocorrido, mostrando que aquilo
que se defende é válido.
Ex: Vejam
os exemplos de muitas experiências positivas — Jundiaí (SP), Campinas (SP), São
Caetano do Sul (SP), Campina Grande (PB) etc. — sistematicamente ignoradas pela
grande imprensa. Tantos exemplos levam a acreditar que existe uma tendência predominante na
grande imprensa do Brasil de só noticiar fatos negativos.
· Argumento por comparação: O argumentador pretende
levar o leitor a aderir a sua tese
mostrando diferenças e semelhanças entre dois lados que pensam
diferentes.
Ex: A quebra
de sigilo nas provas do Enem 2009, denunciada pela imprensa, nos faz indagar
quem seriam os responsáveis. O sigilo de uma prova do Enem deve pertencer ao
âmbito das autoridades educacionais — e não da imprensa. Assim como a imprensa
é responsável por seus próprios sigilos, as autoridades educacionais devem ser
responsáveis pelo sigilo do Enem.
· Argumento de provas concretas ou de princípio: comprova seus argumentos com informações contestáveis: dados
estatísticos, fatos históricos, acontecimentos notórios.
Ex: De acordo
com a Pesquisa Nacional por Amostras de Domicílio (PNAD) de 2008, o telefone, a
televisão e o computador estão entre os bens de consumo mais adquiridos pelas
famílias brasileiras. Esses dados mostram que boa parte desses bens de consumo
é ligada ao desejo de se comunicar. A presença desses três meios de comunicação
entre os bens mais adquiridos pelos brasileiros é uma evidência desse desejo.
· Argumentação por causa e consequência: a tese ou a conclusão é
aceita justamente por ser uma causa ou uma consequência dos fatos apresentados,
ou seja, um fato ocorre em decorrência de outro.
Ex: Ao se desesperar num questionamento em São Paulo,
daqueles em que o automóvel não se move nem quando o sinal está verde, o
indivíduo deve saber que, por trás de sua irritação crônica e cotidiana, está
uma monumental ignorância histórica. São Paulo só chegou a esse caos porque um
seleto grupo de dirigentes decidiu, no início do século, que não deveríamos ter
metrô. Como cresce dia a dia o número de veículos, a tendência é piorar ainda
mais o congestionamento – o que leva técnicos a preverem como inevitável a
implantação de perigos.
Estrutura
da dissertação
1. Introdução: constitui o parágrafo inicial do texto. Deve conter
a informação do que será argumentado e/ou discutido no desenvolvimento, ou
seja, na introdução, geralmente, é exposta a tese (ponto de vista) sobre o tema
e os argumentos que serão discutidos no desenvolvimento. O Importante é que na
introdução deve-se expor o problema e chamar a atenção do leitor. Não
deve ser muito longa para não desmotivar a leitura. Utilize apenas um
parágrafo. (em média 5 linhas)
2. Desenvolvimento: é a parte mais importante do texto. É nele que você tem a oportunidade
de defender o ponto de vista (tese) colocado na introdução através argumentos,
contra-argumentos, causa e consequência, estatísticas, fatos, exemplos, etc. Cada ideia deve ser discutida em parágrafo
diferente. É PROIBIDO MISTURAR IDEIAS EM MESMO PARÁGRAFO! O desenvolvimento
deve conter no mínimo três parágrafos. (em média 5, 6 linhas cada)
3. Conclusão: É aqui que você irá propor a solução. Seu ponto de
vista, pois, apesar de ter colocado suas ideias no desenvolvimento, é aqui que
ele terá mais destaque. Pode-se fazer uma reafirmação do tema e dar-lhe um
fecho, apresentando possíveis soluções para o problema apresentado. Utilize
apenas um parágrafo
Esquemas
de uma dissertação
PARÁGRAFOS:
Numa dissertação, cada parágrafo
é a representação da exposição de uma ideia. Uma boa técnica é dividir sua
dissertação em 5 parágrafos, da seguinte forma:
1º – Introdução;
2º, 3º e 4º –
Desenvolvimento;
5º – Conclusão.
Esquema nº 1
1º parágrafo
|
TEMA + tese + argumento
1 + argumento 2 + argumento 3
|
Introdução
|
2º
parágrafo
3º
parágrafo
4º
parágrafo
|
Desenvolvimento
do argumento 1
Desenvolvimento
do argumento 2
Desenvolvimento
do argumento 3
|
Desenvolvimento
|
5º
parágrafo
|
Expressão inicial
+ reafirmação do tema + solução + observação final
|
Conclusão
|
Esquema nº 2
1º parágrafo
|
Apresentação do tema, com rápido comentário.
|
Introdução
|
2º parágrafo
3º parágrafo
|
Causas, com explicações e exemplos concretos.
Consequências, com explicações e exemplos concretos.
|
Desenvolvimento
|
4º parágrafo
|
Expressão inicial + reafirmação do tema + obs. final
|
Conclusão
|
Esquema nº 3
1º parágrafo
|
Apresentação do tema com rápido comentário.
|
Introdução
|
2º parágrafo
3º parágrafo
|
Análise dos aspectos favoráveis, com exemplos.
Analise dos aspectos contrários, com exemplos.
|
Desenvolvimento
|
4º parágrafo
|
Expressão inicial + posicionamento pessoal em
relação ao tema + observação final
|
Conclusão
|
Elementos articuladores
Usos
|
Expressões |
Indicação de certeza
|
Sem dúvida, está claro que, com certeza, é
indiscutível
|
Indicação de probabilidade
|
Provavelmente, me parece que, ao que tudo indica,
é possível que
|
Relação de causa e consequência
|
Porque, pois, então, logo, portanto, consequentemente
|
Acréscimo de argumentos
|
Além disso, também, ademais
|
Indicação de restrição
(introduz uma ideia contrária do que foi afirmado antes)
|
Mas, porém, todavia, contudo, entretanto, apesar
de, não obstante
|
Organização geral do texto (introduz argumento)
|
Inicialmente, primeiramente, em segundo lugar, por
um lado, por outro lado, por fim
|
Introdução de conclusão
|
Assim, finalmente, para finalizar, concluindo,
enfim, em resumo
|
Dicas para escrever uma boa dissertação
Não se enrole na hora de escrever! Veja as dicas
1. No esquema 1, você pode transformar o tema
em um questionamento (ou perguntar
ao tema por quê?). Encontre
pelo menos 3 respostas, que serão utilizadas como argumentos (introdução) e ao
longo do texto (desenvolvimento) tente responder da melhor maneira possível a
essa questão.
2. Perguntas sempre dão
bons argumentos para seu texto. O que não se pode esquecer, fundamentalmente, é
que, tudo que se escreve numa dissertação deve ser baseado em fatos. Toda sua
tese (opinião) deve sempre estar sustentada com argumentos fortes e verídicos.
Não tente inventar nada ou criar uma teoria se não puder prová-la ou se nunca
foi provada. Vai se tornar um argumento fraco e sem sentido.
3. Um outro aspecto interessante
é que, quanto mais o tema se aproxima de problemas sociais, mais os alunos têm
uma tendência a se envolver emocionalmente. Quando isso acontece, a razão é
deixada de lado. Não se deixe levar apenas pela emoção, neste caso, a
razão será mais importante para você elaborar seu texto. Sua emoção pode
até aflorar, mas em dose muito pequena. Equilíbrio é fundamental numa
sociedade, e espera-se que isso seja refletido na sua tomada de postura, na sua
defesa. Não faça acusações. seja comedido ao defender sua ideia.
4. Críticas também são
perigosas. Criticar ou falar mal é muito fácil. Difícil é conseguir os
argumentos certos para defender suas críticas, ou, até mesmo, agressões. Não,
não funciona assim. Lembre-se: seus argumentos devem estar baseados em fatos
concretos. Falar mal e criticar sem ter argumentos, só fará com que seu texto
fique pobre.
5. Caligrafia: faça
um letra o mais legível possível.
6.
Seja Simples
e objetivo. Não tente escrever
um texto com palavras que ninguém conhece, apenas para parecer inteligente.
Seja conciso.
7. Frases feitas:
evite ao máximo usar jargões e frases feitas, isso empobrece o texto. Se for
inevitável, utilize aspas e mencione que é uma citação do dito popular;
8.
Frases curtas: use frases
curtas. Tenho batido muito isso com meus alunos. Há uma verdadeira “epidemia”
que assola os estudantes conduzindo-os a frases extremamente longas. Tem aluno
que chega a escrever um parágrafo inteiro em apenas uma frase, e o que é pior,
às vezes, sem nenhuma vírgula. Cuidado;
9. Repetições:
evite ao máximo que puder as repetições, tanto de palavras quanto de ideias,
assim, você não dá a impressão de que está enrolando. Seu texto fica rico em
vocabulário e suas ideias são melhor aproveitadas.
10. Letra de forma:
Cada indivíduo tem uma caligrafia própria, que pode ser cursiva ou em forma. No
entanto, o problema da letra de forma é que muita gente escreve tudo em
maiúsculo. Aí é que está o problema. Esta forma de caligrafia pode lhe trazer
grandes problemas. Se você escreve em letra de forma, mas sabe diferenciar
maiúsculas de minúsculas, então não terá problemas.
11. Tema:
Mantenha-se rigorosamente dentro do tema. Para isso, deve-se interpretá-lo de
maneira correta e definir seu objetivo. Leia e releia o tema quantas vezes
forem necessárias para absorver a proposta e interpretar de forma adequada.
Feito isso, defina seu objetivo, ou seja, que mensagem você deseja passar, ou,
qual tese pretende defender, dependendo do caso.
12. Gírias:
em hipótese alguma use gírias em sua
redação. Gíria não faz parte da norma culta da linguagem, portanto, deve ser
banida de sua redação.
13. Linguagem falada e Linguagem escrita: Não se deixe levar, ao escrever um texto, pelo
modo como você fala. São duas linguagens distintas e devem permanecer assim. A
linguagem escrita tem, por obrigação, respeitar a norma culta do idioma, suas
regras gramaticais e não aceita regionalismos característicos de muitos
sotaques no Brasil.
Modelo de dissertação argumentativa
TEMA: Chegando
ao terceiro milênio, o homem ainda não conseguiu resolver graves problemas que
preocupam a todos.
POR
QUÊ?
*arg. 1: Existem populações imersas em completa miséria.
*arg. 2: A paz é interrompida frequentemente por conflitos internacionais.
*arg. 3: O meio ambiente encontra-se ameaçado por sério desequilíbrio ecológico.
*arg. 1: Existem populações imersas em completa miséria.
*arg. 2: A paz é interrompida frequentemente por conflitos internacionais.
*arg. 3: O meio ambiente encontra-se ameaçado por sério desequilíbrio ecológico.
Terra, uma preocupação
constante
Chegando
ao terceiro milênio, o homem ainda não conseguiu resolver os graves
problemas que preocupam a todos, POIS existem populações imersas em
completa miséria, a paz é interrompida frequentemente por conflitos
internacionais e, ALÉM DO MAIS, o meio ambiente encontra-se ameaçado
por sério desequilíbrio ecológico.
EMBORA
o planeta disponha de riquezas incalculáveis - estas, mal distribuídas, quer
entre Estados, quer entre indivíduos - encontramos legiões de famintos
em pontos específicos da Terra. Nos países do Terceiro Mundo, sobretudo em
certas regiões da África, vemos com tristeza, a falência da solidariedade
humana e da colaboração entre as nações.
ALÉM
DISSO, nesta últimas décadas, temos assistido, com certa preocupação, aos conflitos
internacionais que se sucedem. Muitos trazem na memória a triste lembrança
das guerras do Vietnã e da Coréia, as quais provocaram grande extermínio. Em
nossos dias, testemunhamos conflitos na antiga Iugoslávia, em alguns membros da
Comunidade dos Estados Independentes, sem falar da Guerra do Golfo, que tanta
apreensão nos causou.
OBS: Note a presença da
expressão Além disso no início do parágrafo, que estabelece
a ligação com o parágrafo anterior. Ela deve ser colocada para evidenciar o
fato de que os parágrafos se relacionam entre si, garantindo a coesão e a coerência do texto. Pode-se usar ainda: além do mais, também, outro
ponto, outro aspecto, um outro ângulo do problema...
OUTRA
PREOCUPAÇÃO CONSTANTE é o desequilíbrio ecológico, provocado pela
ambição desmedida de alguns, que promovem desmatamentos desordenados e poluem
as águas dos rios. Tais atitudes contribuem para que o meio ambiente, em
virtude de tantas agressões, acabe por se transformar em local inabitável.
OBS:
Observe a expressão Outra
preocupação constante, colocada no início deste parágrafo. Ela é o elemento de ligação com o parágrafo anterior do
Desenvolvimento. Estabelece a conexão entre os argumentos apresentados.
EM
VIRTUDE dos fatos mencionados, somos levados a acreditar que o homem está
muito longe de solucionar os graves problemas que afligem diretamente uma
grande parcela da humanidade e indiretamente a qualquer pessoa consciente e
solidária. É desejo de todos nós que algo seja feito no sentido de conter essas
forças ameaçadoras, para podermos suportar as adversidades e construir um mundo
que, por ser justo e pacífico, será mais facilmente habitado pelas gerações
vindouras.
A Conclusão pode
iniciar-se com uma expressão que remeta ao que foi dito nos parágrafos
anteriores (expressão inicial). Pode-se usar
expressões como: em virtude disso, por tudo isso, deste modo, assim sendo,
pelo que foi dito... A ela deve seguir-se uma reafirmação
do tema proposto no inicio da redação. No final do parágrafo, é
interessante colocar uma observação final, fazendo um
comentário sobre os fatos mencionados ao longo da dissertação.
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