quarta-feira, 26 de maio de 2021

Como conseguir 200 pontos na competência I da redação do Enem

1. COMPETÊNCIA I: domínio da modalidade escrita formal da língua. Avalia a estrutura sintática e a presença de desvios. (200pts) - para alcançar os 200 pontos, observe os seguintes passos:

- Quanto à estrutura sintática, os parágrafos do texto devem ser excelentes (com apenas uma falha) e, no máximo, com dois desvios.

- Além disso, no texto, com estrutura sintática excelente, há uma certa complexidade na construção dos períodos, ou seja, apresenta orações intercaladas, subordinações e até mesmo inversões.

- A estrutura sintática excelente apresenta orações e períodos completos, contribuindo assim para a fluidez da leitura. 

- Os textos com falhas relacionadas à estrutura sintática apresentam períodos incompletos, truncamentos de períodos, justaposição de palavras e/ou orações, excesso, duplicação ou ausência de palavras.

  • Os períodos incompletos apresentam oração que não foi expressa ou foi indevidamente isolada em outro período ou parágrafo.
  • O truncamento de períodos podem ocorrer nos seguintes casos: separam as orações principais das subordinadas; separam duas orações coordenadas ou, ainda, simplesmente, podem  se isolar, em períodos ou frases. Ou seja, há truncamento no período quando há a presença de um ponto final separando duas orações que deveriam constituir um mesmo período.
  • A justaposição de palavras ou orações ocorre quando se coloca uma vírgula no lugar de um ponto final que deveria indicar o fim da frase. Melhor dizendo, a justaposição é caracterizada por construções que deveriam ser independentes, mas foram justapostas, formando longos períodos.
  • Quando se verifica excesso ou ausência de elementos sintáticos, não relacionados a problemas de regência ou de paralelismo (que serão vistos como desvios), deve-se considerar uma falha de estrutura sintática, como por exemplo, a ausência de um termo na oração ou a repetição de um artigo ou pronome.

- Já em relação aos desvios podemos classificá-los como: convenções escritas, desvios gramaticais, desvios de escolha de registro e desvio de escolha vocabular.       

  • Os desvios de convenção de escrita dizem respeito à acentuação, à ortografia, ao uso do hífen, ao emprego das letras  maiúsculas e minúsculas e  à separação silábica (translineação);
  • Os desvios gramaticais dizem respeito à regência, à concordância, à pontuação, ao paralelismo sintático, ao emprego de pronomes e ao emprego da crase;
  • Os desvios de escolha de registro dizem respeito à informalidade/marca de oralidade no texto, visto que em um texto dissertativo-argumentativo, requer a utilização de um registro formal.
  • Os desvios de escolha vocabular são as escolhas lexicais imprecisas, que é quando um determinado vocábulo está sendo empregado em seu sentido incorreto e inadequado ao texto e às ideias apresentadas.
Outro fato importante para atingir as notas mais altas na Competência I é a forma como os parágrafos são construídos, pois NÂO podem ser construídos em períodos únicos. O ideal é fazer o parágrafo-padrão. Esse tipo de parágrafo é organizado de forma a apresentar três partes: introdução, desenvolvimento e conclusão. A introdução é composta por uma ideia-núcleo apresentada em um ou dois períodos; o desenvolvimento trata-se da explicação dessa ideia-núcleo; e, por fim, a conclusão, que aparece raramente, é composta por um breve fechamento da ideia central do parágrafo.
Exemplo:

"É relevante abordar, primeiramente, que as cidades brasileiras foram construídas sobre um viés elitista e segregacionista, de modo que os centros culturais estão, em sua maioria, restritos ao espaço ocupado pelos detentores do poder econômico. Essa dinâmica não foi diferente com a chegada do cinema, já que apenas 17% da população do país frequenta os centros culturais em questão. Nesse sentido, observa-se que a segregação social - evidenciada como uma característica da sociedade brasileira, por Sérgio Buarque de Holanda, no livro "Raízes do Brasil" - se faz presente até os dias atuais, por privar a população das periferias do acesso à cultura e ao lazer que são proporcionados pelo cinema."

Competência II