sábado, 26 de junho de 2010

Sobre Jequitibás e eucaliptos

Encontrei este texto de Rubem Alves em meus velhos arquivos. É lindo e traduz tudo que eu penso sobre professor e educador. Vale a pena ler ... e reler para quem já conhece.

Sobre jequitibás e eucaliptos

Rubem Alves é educador, escritor, psicanalista e professor. Talvez seja o educador mais famoso e requisitado atualmente no Brasil.
Autor de mais de sessenta livros, entre os quais se encontra uma prolífica literatura infantil, crônicas e inúmeros livros voltados para a área da educação.
Em suas obras pedagógicas costuma abordar temas sérios e importantes como a formação do educador, se há a diferença entre ser professor e ser educador, o processo educacional, a qualidade total na educação, entre outros. Seu texto é bastante agradável a partir do momento em que se utiliza de histórias, metáforas e fábulas para um melhor entendimento do conteúdo.
Segundo Rubem ensinar é mobilizar o desejo de aprender. Mais importante do que saber é nunca perder a capacidade de aprender. "Saber é saborear": afirma. O novo profissional da educação deve romper o divórcio entre a vida escolar e o prazer.
Diante da atual sociedade onde o capitalismo dita as regras chegando atingir a área educacional - a qual muitas vezes visa eficiência e lucro esquecendo do prazer e entusiasmo necessários para que o processo ensino-aprendizagem aconteça de forma eficaz, constatamos com tristeza que o professor trabalha sem interesse e sem prazer, apenas para obter um salário e usufruir dele.
Rubem Alves faz uma boa distinção entre o Professor e o Educador, "advertindo-nos de que na realidade, na prática, eles se encontram juntos, mesclados no profissional da educação".Para ele o educador é aquele que abraça a causa com vontade, que tem paixão pelo que faz.

Mais em: Projetos dinâmicos
Recanto das letras

2 comentários:

Eloilson Leal disse...

Silene, desculpa! O recado não é sobre o texto! Tô tentando mandar uma mensagem mas não estou conseguindo! Foi o jeito falar com vc por aqui! Produzi os meus slides, mas não estou conseguindo postá-los. Só aparece o código! Já tentei postagem normal, já tentei em html e nada... O que eu faço? Aguardo retorno!!! Meu email: eloilsonl@yahoo.com.br Abraços!

Silene Faro disse...

Oi, Eloilson, desculpa, mas só agora vi seu comentário. Se vc ainda não conseguiu, acredito que é algum erro no código. Então vá novamente no site (slide.com), onde vc produziu os slide, selecione "blog" e copie novamente o código gerado; vá para seu blog e cole na opção html. Espero ter ajudado.

Figuras de Linguagem IV