sexta-feira, 7 de setembro de 2012

Dicas para escrever uma boa dissertação


Não se enrole na hora de escrever! Veja as dicas
1.  No esquema 1, você pode transformar o tema em um questionamento (ou perguntar ao tema por quê?). Encontre pelo menos 3 respostas, que serão utilizadas como argumentos (introdução) e ao longo do texto (desenvolvimento) tente responder da melhor maneira possível a essa questão.
 2. Perguntas sempre dão bons argumentos para seu texto. O que não se pode esquecer, fundamentalmente, é que, tudo que se escreve numa dissertação deve ser baseado em fatos. Toda sua tese (opinião) deve sempre estar sustentada com argumentos fortes e verídicos. Não tente inventar nada ou criar uma teoria se não puder prová-la ou se nunca foi provada. Vai se tornar um argumento fraco e sem sentido.
 3. Um outro aspecto interessante é que, quanto mais o tema se aproxima de problemas sociais, mais os alunos têm uma tendência a se envolver emocionalmente. Quando isso acontece, a razão é deixada de lado. Não se deixe levar apenas pela emoção, neste caso, a razão será mais importante para você elaborar seu texto. Sua emoção pode até aflorar, mas em dose muito pequena. Equilíbrio é fundamental numa sociedade, e espera-se que isso seja refletido na sua tomada de postura, na sua defesa. Não faça acusações. seja comedido ao defender sua ideia.
 4. Críticas também são perigosas. Criticar ou falar mal é muito fácil. Difícil é conseguir os argumentos certos para defender suas críticas, ou, até mesmo, agressões. Não, não funciona assim. Lembre-se: seus argumentos devem estar baseados em fatos concretos. Falar mal e criticar sem ter argumentos, só fará com que seu texto fique pobre.
5. Caligrafia: faça um letra o mais legível possível.
6. Seja Simples e objetivo. Não tente escrever um texto com palavras que ninguém conhece, apenas para parecer inteligente. Seja conciso.
7. Frases feitas: evite ao máximo usar jargões e frases feitas, isso empobrece o texto. Se for inevitável, utilize aspas e mencione que é uma citação do dito popular;
8. Frases curtas: use frases curtas. Tenho batido muito isso com meus alunos. Há uma verdadeira “epidemia” que assola os estudantes conduzindo-os a frases extremamente longas. Tem aluno que chega a escrever um parágrafo inteiro em apenas uma frase, e o que é pior, às vezes, sem nenhuma vírgula. Cuidado;
9. Repetições: evite ao máximo que puder as repetições, tanto de palavras quanto de ideias, assim, você não dá a impressão de que está enrolando. Seu texto fica rico em vocabulário e suas ideias são melhor aproveitadas.
10. Letra de forma: Cada indivíduo tem uma caligrafia própria, que pode ser cursiva ou em forma. No entanto, o problema da letra de forma é que muita gente escreve tudo em maiúsculo. Aí é que está o problema. Esta forma de caligrafia pode lhe trazer grandes problemas. Se você escreve em letra de forma, mas sabe diferenciar maiúsculas de minúsculas, então não terá problemas.
11. Tema: Mantenha-se rigorosamente dentro do tema. Para isso, deve-se interpretá-lo de maneira correta e definir seu objetivo. Leia e releia o tema quantas vezes forem necessárias para absorver a proposta e interpretar de forma adequada. Feito isso, defina seu objetivo, ou seja, que mensagem você deseja passar, ou, qual tese pretende defender, dependendo do caso.
12. Gírias: em hipótese alguma use gírias em sua redação. Gíria não faz parte da norma culta da linguagem, portanto, deve ser banida de sua redação.
13. Linguagem falada e Linguagem escrita:  Não se deixe levar, ao escrever um texto, pelo modo como você fala. São duas linguagens distintas e devem permanecer assim. A linguagem escrita tem, por obrigação, respeitar a norma culta do idioma, suas regras gramaticais e não aceita regionalismos característicos de muitos sotaques no Brasil.

5 comentários:

Unknown disse...

Acabei de conhecer seu blog, adorei a maneira como você aborta esta matéria. Gostaria de sua ajuda para treinar redação dissertativa-argumentativa pois vou prestar concursos. Obrigada pelo seu blog. Aguardo seu retorno aqui. Abraços.

Silene Faro disse...

Olá Rosângela, bom que você gostou do blog. Em que eu poderia ajudá-la?
Abraços.

Unknown disse...

Boa tarde Silene, posso enviar a vc minhas redações dissertativas para correção? Preciso de orientação pois tenho muito medo de dissertar, e realmente preciso desenvolver um bom trabalho na redação do concurso que vou prestar. Agradeço muito seu retorno. Minha demora de responder se deu pq fiquei sem meu note. abraços

Unknown disse...

Oi posso postar aqui minha redação? ou vc tem um e-mail que eu possa estar enviando?. No aguardo. abraços

Unknown disse...

Excelentes dicas! Parabéns pelo Blog!