quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Colocação dos pronomes átonos


Os pronomes oblíquos átonos (o, a, os, as, lhe, lhes, me, te, se, nos, vos) costumam apresentar problemas de colocação, uma vez que podem ocupar três posições:
1.      Antes do verbo: próclise
Ex: Nunca me revelaram os verdadeiros motivos.
2.      Depois do verbo: ênclise
Ex: Revelaram-me os verdadeiros motivos.
3.      No meio do verbo: mesóclise
Ex: Revelar-me-iam os verdadeiros motivos. 
Uso da Próclise
A próclise é obrigatória quando houver palavra que atraia o pronome para antes do verbo. As palavras que atraem o pronome são:
·   Palavras ou expressões de sentido negativo
   Nunca me  falaram deste lugar.
   Ninguém me trouxe a redação que pedi que fizessem.
   Dinheiro algum nos traz felicidade.
·   Os advérbios
   Ontem o encontrei falando sozinho.
   Sempre lhe perguntam se gostaria de casar-se com um estrangeiro.
Obs: se houver vírgula depois do advérbio, ele deixa de atrair o pronome.
Ex: Ontem, encontrei-o falando sozinho.
      Aqui, trabalha-se.
·   Pronomes indefinidos, demonstrativos e relativos
   Alguém me chamou?
   Todos nos disseram que viriam à festa.
   Isso me parece um grande absurdo.
   Os alunos que me entregaram a  redação receberão a avaliação amanhã. 
·   Conjunções subordinativas
Os alunos estavam desapontados porque nos esperavam para a festa e não pudemos comparecer.
   Embora me informassem seu paradeiro, não sosseguei um só minuto.
   Ainda que o admire muito como pessoa, não votarei nele para deputado.
·   Nas frases interrogativas, exclamativas e optativas
   Quem nos chamou?
   Deus lhe pague!
  Quanto nos custou tal procedimento!

Uso da Ênclise
A ênclise é obrigatória nos seguintes casos:
·   Verbo iniciando a oração
    Entregaram-me as mercadorias erradas.
    Trouxeram-nos apenas ontem as encomendas.
    Faça-me o favor de não chegar atrasado para a reunião!
·   Verbo no imperativo afirmativo
   Meninos, comportem-se direito na casa de estranhos!
   Eduardo, traga-me imediatamente os documentos que lhe pedi!
·   Verbo no gerúndio
   Os convidados chegaram antes da hora, criando-lhes um enorme problema.

Uso da Mesóclise
Recomenda-se o uso da mesóclise sempre que o verbo estiver no futuro do presente ou no futuro do pretérito e não vier precedido por uma das palavras que atraem o pronome átono.
Ex: Trar-lhe-ei hoje mesmo os romances policiais que prometi.
       Convidar-me-ão para a festa.
Mas:
      Infelizmente, não lhe trarei os romances policiais que prometi.
      Não me convidarão para a festa.

Nenhum comentário: