terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Exercício: Texto, contexto e intertexto


1. Os provérbios condensam ensinamentos ou lições de vida característicos da sabedoria popular de uma cultura, utilizando uma linguagem predominantemente conotativa. Leia os provérbios e explique o significado de cada um deles.
a) Quem semeia vento, colhe tempestade.

 b) Camarão que dorme, a onda leva.

 2. Leia o anúncio abaixo:
CRUZEIRO – procuram-se casais para um cruzeiro de 40 dias e 40 noites. Ótima oportunidade para fazer novas amizades, compartilhar alegre vida de bordo e preservar a espécie. Trazer guarda-chuva. Tratar com ...
a) A compreensão do anúncio acima e do humor contido nele depende de conhecimentos prévios sobre os fatos aos quais se refere, ou seja, de seu contexto. A que fato o anúncio se refere?

b) Que elementos do anúncio indicam o contexto a que se refere o anúncio?

 3.Leia a propaganda abaixo, anunciando um carro europeu. Com base nessa peça publicitária, responda às questões propostas:

 a) É possível identificar, a partir do texto da propaganda, um pensamento claro sobre o motorista europeu. Explique que pensamento é esse.

 b) A enumeração de atitudes que não devem ser tomadas pelo motorista, porque “está num carro europeu”, sugere algumas atitudes sobre os motoristas brasileiros. Explique o que a propaganda afirma “nas entrelinhas” sobre os motoristas brasileiros..

 4. Observe atentamente a imagem abaixo:
-A propaganda foi veiculada para promover a conscientização dos leitores de diversas revistas sobre problemas na relação entre o ser humano e o ambiente, para isso vale-se do recurso da intertextualidade, ou seja, dialoga com outro texto muito conhecido para identificar um problema ambiental sério. Pergunta-se:
a) A que texto a propaganda refere-se?

 b) Que problema  ambiental muito sério é esse?

c) A que história a propaganda refere-se quando diz “Você não quer contar esta história para seus filhos, quer?” Explique sua resposta.

Nenhum comentário:

Figuras de Linguagem IV