1.
Conceito: o texto dissertativo-argumentativo é um
texto opinativo que se organiza na defesa
de um ponto de vista sobre determinado assunto com o uso de argumentos. Dissertar
é tomar uma posição, ou seja, posicionar-se diante de um tema.
2.
Objetivo: a tese
do texto dissertativo é fundamentada com explicações e argumentos, com o objetivo de influenciar leitor, tentando convencê-lo
de que a ideia defendida está correta. É preciso, portanto, expor e explicar
ideias. Daí a sua dupla natureza: é argumentativo porque defende uma tese, uma
opinião, e é dissertativo porque se utiliza de explicações para justificá-la. Seu
objetivo é, em última análise, convencer ou tentar convencer o leitor mediante
a apresentação de razões, em face da evidência de provas e à luz de um
raciocínio coerente e consistente.
Sendo assim, o domínio do tema é
fundamental para um bom discurso. Para isso, é imprescindível que o candidato
leia bastante. Deve estar atualizado com o que acontece no mundo, no seu país,
no seu estado. Leia jornais, revistas, assista noticiários, busque informações.
Nenhuma técnica de redação será suficiente se você não dominar o tema em pauta.
3.
Argumentação e tese: a sua redação atenderá às
exigências de elaboração de um texto dissertativo-argumentativo se combinar dois princípios de estruturação:
apresentação de uma tese e utilização de estratégias argumentativas para expor
o problema discutido no texto e detalhar os argumentos utilizados.
I – Tese: é
a ideia que você vai defender no texto. Ela deve estar relacionada ao tema e
deve estar apoiada em argumentos ao longo da redação.
II - Argumento:
é a justificativa utilizada por você para convencer o leitor a concordar com a
tese defendida. O argumento serve para justificar e validar a tese.
III - Estratégias
argumentativas: são recursos utilizados para desenvolver os argumentos, de
modo a convencer o leitor:
ü Exemplificação;
ü Dados e provas concretas
(estatísticas, pesquisas, fatos históricos e acontecimentos notórios);
ü Argumentos de autoridade
(citações ou depoimentos de pessoas especializadas no assunto);
ü Comparações de fatos, situações,
épocas, lugares, etc;
ü Causa e consequência
4. Estrutura da dissertação
1. Introdução: constitui o parágrafo inicial do texto. Deve
conter a informação do que será argumentado e discutido no desenvolvimento, ou
seja, na introdução, geralmente, é exposta a tese (ponto de vista) sobre o tema e os argumentos que serão discutidos no desenvolvimento. O Importante é
que na introdução deve-se expor o problema e chamar a atenção do leitor. Não
deve ser muito longa para não desmotivar a leitura. Utilize apenas um
parágrafo. (em média 5 ou 6 linhas)
2. Desenvolvimento: é a parte mais importante do
texto. É nele que você tem a oportunidade de defender o ponto de vista (tese) colocado na introdução através
argumentos e estratégias argumentativas. Cada ideia deve ser discutida em um parágrafo
diferente. É PROIBIDO MISTURAR IDEIAS EM UM MESMO PARÁGRAFO! (O desenvolvimento
deve conter dois ou. (em média 6 a 8 linhas cada)
3. Conclusão: É aqui que você irá propor a
solução. A conclusão será bem avaliada se o candidato fizer uma reafirmação de
sua tese e apresentar uma proposta de intervenção e, em seguida, fazer um
comentário final fechando a dissertação. (apenas um parágrafo)
RESUMINDO:
A prova de redação exigirá a
produção de um texto em prosa, do
tipo dissertativo-argumentativo, sobre um tema de ordem social, científica, cultural
ou política. Os aspectos a serem avaliados relacionam-se às “competências” que
devem ter sido desenvolvidas durante os anos de escolaridade.Na redação, você
deverá defender uma tese, uma
opinião a respeito do tema,
proposto, apoiada em argumentos consistentes
estruturados de forma coerente e coesa, de modo a formar uma unidade textual.
Seu texto deverá ser redigido de acordo com a modalidade escrita formal da
Língua Portuguesa. Por fim, você deverá elaborar uma proposta de intervenção social para o problema apresentado no
desenvolvimento do texto que respeite os direitos humanos.
4. Passos que ajudam a organizar
o pensamento:
I - Transforme o tema em uma pergunta: o que eu penso sobre o tema (o meu
posicionamento) – a resposta é a TESE;
II –
Quais os motivos dessa opinião, quais os porquês (selecione 2 ou 3 motivos convincentes) – esses motivos serão os seus
ARGUMENTOS;
III - É hora de explicar,
defender e justificar seus argumentos: sua Selecione as estratégias
argumentativas que servirão para validar sua tese (um fato concreto, uma
citação de autoridade, exemplo, etc);
IV – Concluir: selecione
propostas de intervenção que servirão para solucionar a problema indicado
5. Sugestões para concluir a dissertação
Ø Dessa forma,...
Ø Sendo assim,...
Ø Em vista dos argumentos
apresentados,...
Ø Em virtude do que foi
mencionado,...
Ø Assim,...
Ø Dado o exposto,...
Ø Por tudo isso,...
Ø Tendo em vista os aspectos
observados,...
Ø Portanto, ...
6. Pequenas dicas antes de começar a redação
ü Faça margem no início dos
parágrafos (2,5cm=dois dedos);
ü Não pular linhas entre os
parágrafos;
ü Evite gírias, linguagem vulgar,
baixo calão; use a linguagem culta;
ü Faça letra legível;
ü Não precisa avisar que vai
concluir (Concluindo então....);
ü Numerais devem ser escritos por
extenso;
ü Evitar frases prontas, provérbios
e ditos populares (“o futebol é uma caixinha de surpresas”, “o tiro saiu pela
culatra”, “dar a volta por cima”, “fechar com chave de ouro)
ü Utilizar corretamente letras maiúsculas
e minúsculas;
ü Letra de forma é aceitável, mas
as maiúsculas precisam estar diferenciadas;
ü Evitar frases absurdas: (no mundo
em que vivemos, há anos atrás, encarar frente a frente, etc.)
ü Não seja radical nem intolerante
em suas posições e não faça afirmações que não tem como comprovar, você tem
sempre que estar respaldado pela verdade;
ü Críticas também são perigosas. Criticar ou
falar mal é muito fácil. Difícil é conseguir os argumentos certos para defender
suas críticas, ou, até mesmo, agressões. Não, não funciona assim. Lembre-se:
seus argumentos devem estar baseados em fatos concretos. Falar mal e criticar
sem ter argumentos, só fará com que seu texto fique pobre
ü Não deixe a emoção falar mais
alto que a razão.
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