segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

Conhecendo repositórios de material digital

Sabemos que na Internet podemos encontrar de tudo, bastar saber pesquisar e navegar pelas águas certas, claro que, às vezes, podemos nos perder ou até mesmo deixar as correntes marítimas nos levar para outras águas que não são exatamente aquelas que procuramos, afinal de contas é tanto mar, é tanta água, tantos caminhos, que isso acontece mesmo com qualquer internauta.
E nessas viagens sempre encontro alguma coisa interessante que pode ser usado na educação.

Antes de começar a citar alguns repositórios, acho interessante trazer um conceito do que é um repositório de material digital:

"Um repositório pode ser definido como um local, uma espécie de bancos de dados, normalmente integrado a um sistema de aprendizagem, no qual fical organizados e armazenados os objetos de aprendizagem com o objetivo de facilitar sua busca, seja para fins de uso ou de reuso a fim de torná-lo adequado para as necessidades do usuário."

Vou citar aqui alguns dos quais gostei bastante:

1. O Rived - é um programa da Secretaria de Educação a Distância - SEED, que tem por objetivo a produção de conteúdos pedagógicos digitais, na forma de objetos de aprendizagem. Os conteúdos do RIVED ficam armazenados num repositório e quando acessados, via mecanismo de busca, vêm acompanhados de um guia do professor com sugestões de uso. Excelente para ser usado com os alunos. Tem conteúdo e sugestões de aulas para todas as disciplinas.

2. Portal do Professor - outro maravilhoso site para ser utilizado pelo professor, pois armazena sugestões de aulas, recursos educacionais, além de cursos e materiais para o professor. Vale a pena conferir.

3.Portas Curtas - este site eu ainda não conhecia, mas é ótimo para quem gosta de inovar suas aulas com vídeos. Temos neste site o Ilha das Flores, um dos curtas mais assistidos e utilizados por professores em suas aulas; A sauna; A invenção da Infância, Aquarela e outros.

4. O Portal Domínio Público - também tem um excelente acervo de pesquisa para professores e alunos de todas as áreas.

5. Outro site que eu não conhecia, fiquei conhecendo agora nesta viagem foi o Banco Internacional de Objetos Educacionais.

6. A Revista Nova Escola on-line também contém excelentes matérias para a educação infantil e o ensino fundamental. Há desde sugestões de aulas, vídeos educativos, dicas para professores e textos teóricos para professores.

7. Portal do mec - onde há uma imensidão de conteúdos de toads as áres da educação.

Há também outros repositórios de material digital muito utilizados como o Youtube, blogs educativos, entre outros, que com certeza, encontraremos navegando nesses mares sempre navegados da internet.
Volta

Um comentário:

Blog Professora Jô disse...

As considerações que você coloca acerca da internet são muito pertinentes pois devemos muito mais do que saber utilizá-la é saber "filtrá-la" uma vez que adentrando nesse meio temos acesso a muitas informações e nem sempre estas vem de encontro ou somar no processo educativo. Quanto aos repositórios demateriais digitais que vc sugere, são mto bons...ja conhecia alguns e através de seu blog fiquei conhecendo outros. Obridaga msm!!!!!!