sábado, 12 de dezembro de 2009

Criando um portfólio em hipertexto

Para que você me conheça melhor, vamos navegar em águas calmas e tranqüilas, falo assim porque assim sou eu calma e tranqüila, espero que você goste e compartilhe comigo suas impressões.
Comecei minha caminhada, ou seja, navegação, no mundo da Informática educativa fazendo um curso de especialização pelo E-proinfo em 2002, no final do curso eu e mais dois colegas: a professora Edna Caldas e o professor Samuel desenvolvemos um projeto com nossos alunos que culminou com nossa dissertação “Onde está a motivação do aluno ... e do professor?, infelizmente o texto foi publicado, mas perdi o link.
Atualmente, estou fazendo o curso de Mídias na Educação, ciclo intermediário. No curso de mídias o projeto que mais gostei de fazer foi um sobre jornal escolar, amei escrever este projeto e espero colocar em pratica muito em breve na escola.
Estou fazendo também o curso Ensinando e Aprendendo com as TIC’s. E a cada nova descoberta vou fazendo registro de minhas reflexões e descobrindo novas possibilidades da Tecnologia na Educação. Navegar na internet é uma verdadeira viagem. Durante a navegação vou aprendendo novas linguagens, como por exemplo, o que é um hipertexto e com isso vou adquirindo mais informação e conhecimento e formando minhas próprias concepções e conclusões sobre este assunto.

Nos vários mares em que navego, vou descobrindo novos horizontes e novas possibilidades com uso das novas tecnologias.
Este curso está sendo muito proveitoso porque estamos podendo colocar em prática o que estamos aprendendo e está, também, me ajudando a refletir melhor sobre o papel do professor dentro desse novo contexto educacional. Um exemplo disso é a atividade “Planejando uma atividade com hipertexto” a qual eu juntamente com as professoras Márcia Valdez, de Artes e a professora Teresa Sousa, de Geografia estamos executando com nossos alunos.
Gostaria também de deixar registrado aqui as atividades que os alunos desenvolvem na sala de informática da Escola Edmundo Queiroz no Blog da escola, criado com a finalidade de divulgar as atividades e os eventos da escola.
Criamos também outros blogs para desenvolvermos atividades com os alunos:
O blog “Trocando ideias”, aqui os alunos trazem seus textos para serem postados e comentam os textos dos colegas;
O blog Escrevendo.com, criado para os alunos do 3º ano praticarem a leitura e a redação,
O blog Edmundo em Ação, criado para os alunos do 1º ano,
Tenho o blog “A arte da aprendizagem” criado para postar atividades do ciclo 1, que ainda estou atualizando aos poucos.
E assim vou levando minha vida como professora aprendiz, porque nunca paramos de aprender, estamos sempre à procura de novos conhecimentos, pois esse é um dos papéis do professor, estar sempre atualizado, na medida do possível.
Outras atividades desenvolvidas durante o curso:
Conhecendo repositórios de materias digitais

Nenhum comentário: