sábado, 12 de dezembro de 2009

Planejando uma atividade com hipertexto ou internet

Tema: Minha identidade: quem sou eu?

Disciplinas envolvidas: Geografia, Artes e Língua Portuguesa

Conteúdos: biografia de Portinari; Agropecuária e fome; gênero biográfico; produção textual

Público-alvo: alunos do 1º ano do Ensino Médio

Professores envolvidos: Silene Faro, Márcia Valdez, Teresa Sousa

Duração: 5 aulas

Pré-requisitos
Os alunos deverão ter noção de navegação na internet e ter noções básicas de digitação e edição de textos.

Objetivos da aprendizagem
· Conhecer Cândido Portinari e sua obra;
· Interpretar a obra de Portinari relacionando-a com conteúdos de Geografia e Artes;
· Identificar o gênero biográfico;
· Escrever um texto biográfico;
· Criar no texto produzido hipertextos que remetam aos interesses dos autores dos textos.

Procedimentos
· Apresentar aos alunos algumas obras de Portinari (sem, no entanto, dizer o nome do autor) e questioná-los a cerca das mesmas a fim de saber se conhecem alguma obra do artista e saber o que acharam dessas obras;
· Apresentar Cândido Portinari, em seguida, analisar as obras “O lavrador”, “Café”, “Retirantes”, “O Negro”, O Mestiço”promovendo a discussão no grupo;
· Elabora um texto a partir da tela “ Os retirantes”colocando em discussão a problemática da fome no país;
· Leitura da biografia de Cândido Portinari e discussão sobre o texto, para fazerem perceber o que é uma biografia e como é sua estrutura.
· Navegar na internet para conhecer a biografia de outros autores e artistas;
· Produzir, no editor de texto, uma autobiografia;
· Os alunos farão uma pesquisa, utilizando o Google, sites que apontem os seus interesses, em seguida, criarão links para esses sites no texto produzido, criando assim um hipertexto;
· Utilizando papel A4 ou colour paint, fazer um autoretrato ou escolher uma das obras para fazer uma reprodução, scanear e postar no blog.

Recursos necessários
· Computador com editor de texto e Internet;
· Papel A4
· Lápis e borracha
· Giz de cera

Avaliação
A avaliação acontecerá ao longo do desenvolvimento da atividade tendo como parâmetro o interesse, a participação e a produção final dos textos solicitado.

Nenhum comentário:

Figuras de Linguagem IV