sábado, 12 de dezembro de 2009

O que é um hipertexto?

Pesquisando na internet, encontrei as seguintes informações sobre hipertexto:
Primeiro que a manifestação do hipertexto ocorreu no século XVI e XVII através de manuscritos. Sofreu alterações quando eram transcritos pelos copistas, uma espécie de escrita coletiva. Os leitores também faziam suas anotações nas margens dos livros e eram transferidos para cadernos que pudessem ser consultados por outros leitores, logo existe hipertexto fora do ambiente textual.
O hipertexto na internet surgiu através da www e é um excelente método de funcionamento com base nos links que expandem maiores informações e significados.
Na escola o uso do hipertexto digital é uma ferramenta que os alunos podem usufruir tanto para pesquisas como para produção textual, trazendo benefícios tanto para construção individual e coletiva do conhecimento.
Segue abaixo algumas definições que copiei sobre o termo hipertexto:
· Segundo Pierre Lévy (1993), tecnicamente, um hipertexto é um conjunto de nós ligados por conexões. Os nós podem ser palavras, páginas, imagens, gráficos ou partes de gráficos, seqüências sonoras, documentos complexos que podem eles mesmos ser hipertextos.
· George P.Landow (1992) chama esses nós de que trata Lévy, como os elos que serão apontados a seguir, são o que chamamos de links ou hiperlinks.
· O hipertexto pode ser definido também como um documento digital composto por diversos blocos de textos interconectados através de links, que possibilitam o avanço da leitura de forma aleatória. Na Web, cada endereço pode ser compreendido como um nó da rede, e os links podem remeter tanto para outras páginas do mesmo site como também para outro site.
· São ponteiros ou palavras-chave destacadas em um texto, que quando "clicadas" nos levam para o assunto desejado, mesmo que esteja em outro arquivo ou servidor.
· De acordo com Koch (2005, p.63) “eles permitem ao leitor realizar livremente desvios, fugas, saltos instantâneos para outros locais virtuais da rede, de forma prática, cômoda e econômica”.
Portanto, pode-se dizer que hipertexto é um termo que designa um processo de escrita e leitura não-linear e não hierarquizada e que permite o acesso ilimitado a outros textos de forma instantânea. Possibilita ainda que se realize uma trama, ou rede, de acessos sem seguir, necessariamente, seqüências ou regras.
O hipertexto constitui a base da Internet. Em outras palavras, ao acessarmos um site, por exemplo, escolhemos o caminho que desejamos seguir e, ao clicar o mouse em determinadas frases ou palavras, novos textos nos saltam aos olhos. Esta estrutura textual permite que o leitor, ao escolher a seqüência de leituras, seja também co-autor do texto.








Nenhum comentário: