sábado, 12 de dezembro de 2009

Projeto: Jornal escolar

1- Apresentação
Tornar o aluno um bom produtor e leitor de textos é uma das principais funções da escola. Com esse intuito, este projeto foi desenvolvido na perspectiva interdisciplinar e teve o Jornal Escolar e o blog como estratégia didática para estabelecer a mediação dialética entre os diferentes saberes específicos que o embasaram.

2 – Professores responsáveis: Silene Faro e Milton Faro

3 – Público-alvo: alunos do 3º e do 2º ano do ensino médio e comunidade escolar

4 – Duração: ano letivo de 2009-03-20, sendo que o jornal terá a periodicidade bimestral

5 – Disciplina envolvida: Língua Portuguesa

6- Justificativa
O jornal é um importante meio de comunicação. É através dele que tomamos conhecimento de fatos importantes que acontecem no lugar onde moramos, no nosso Estado, no país e no mundo, sendo também, um excelente instrumento para o desenvolvimento e a prática da maioria dos conteúdos contidos nas áreas do conhecimento transmitidos através da educação formal, motivando a autonomia e a criatividade dos alunos no que diz respeito á leitura e à produção textual. Foi pensando nisso que elaboramos este projeto para que nossos alunos tenham a oportunidade de construir seu próprio conhecimento a partir da história de sua cidade e usando para isso o recurso da mídia impressa e da mídia digital.

7 – Tema: Memórias de Marituba

8 – Mídias a serem utilizadas:
· Impressa: jornal. A partir do estudo e análise de jornais impressos da Grande Belém, os alunos criarão o jornal escolar tendo como ponto de partida a própria história de Marituba.
· Digital: Internet, editor de texto. Para criar o jornal escolar, os alunos utilizarão a Internet para pesquisar e usarão o editor de texto para elaborarem suas matérias e fazerem a diagramação do jornal.

9- Objetivo:
-Geral:
-Elaborar um saber interdisciplinar por intermédio da produção do Jornal escolar;
-Conhecer e valorizar a história da cidade;
-Produzir um Jornal Escolar com as turmas de 3º e 2º ano do ensino, a fim de que o aluno possa:
· Manifestar o seu saber elaborado;
· Sentir-se motivado a escrever;
· Tornar-se bom produtor de textos;
· Liberar sua palavra, valorizando sua própria autonomia.

-Específicos:
Ø Envolver a comunidade escolar veiculando as informações e acontecimentos mais importantes ocorridos tanto na escola quanto na comunidade em geral;
Ø Valorizar a interdisciplinaridade;
Ø Contribuir para a compreensão da função sociabilizadora do jornal;
Ø Fomentar o desenvolvimento da competência de comunicação nos diferentes níveis;
Ø Estimular a adoção de atitudes críticas responsáveis face aos problemas da sociedade em que vivemos;
Ø Otimizar a sociabilização e o trabalho em equipe;
Ø Utilizar novas tecnologias de informação;
Ø Promover hábitos de pesquisa (na Internet e não só) para um maior enriquecimento cultural;
Ø Motivar a colaboração de toda a comunidade escolar e meio envolvente.

10 – Metodologia:
Ø No primeiro semestre as turmas do 3º ano ficarão responsáveis pela elaboração do jornal da escola, sendo que a 301 ficará responsável pelo jornal impresso e pelo jornal mural e a 302 ficará responsável pelo jornal on-line;
Ø No segundo semestre, as turmas do 2º ano ficarão responsáveis pelo jornal;
Ø As turmas ficarão responsáveis pela divulgação do jornal;
Ø Inicialmente, o jornal terá uma periodicidade bimestral;
Ø Os alunos e professores utilizaram a ferramenta “blog” para interagirem suas idéias e opiniões e tirarem dúvidas a respeito do jornal;
Ø Os alunos formarão equipes de trabalho de acordo com a seção do jornal que queiram trabalhar;
Ø Os alunos serão orientados, em todas as etapas da elaboração do jornal, pela coordenadora da sala de informática;
Ø Os alunos coletarão suas pesquisas na comunidade escolar e local, através de entrevistas, reportagens, enquetes, pesquisas na Internet, etc. Redigirão seus textos e enviarão para o email da coordenadora para revisão, só depois disso serão reenviados para os autores para formatação e publicação,
Ø Depois de formatado, o jornal será impresso e distribuído na comunidade escolar e será feito, também, o jornal mural;
Ø Os conteúdos do jornal impresso serão publicados on-line no blog do jornal.

11- Suporte de publicação: impresso e on-line

12- Recursos
Ø Computadores;
Ø Internet
Ø Programa de editor de texto e de desenho
Ø Impressora
Ø Papel Chamex
Ø Papel madeira
Ø Piloto
Ø Caneta hidrocor
Ø Câmera fotográfica digital
Ø Pen drive
Ø Fita gomada

13 – Critérios de avaliação: Os alunos serão avaliados:
Ø Na participação em todas as etapas do projeto;
Ø Na freqüência das reuniões para discussões do projeto;
Ø Na responsabilidade e pontualidade;
Ø Na coerência e criatividade de seus textos;
Ø Na divulgação do jornal;
Ø No produto final do projeto, que é a impressão e distribuição do jornal.

14 – Referências:
Ø FARIA, Maria Alice de Oliveira. O jornal na sala de aula. 5ª Ed. São Paulo: Contexto, 1994.
Imagem: Google
Volta

Um comentário:

Paló disse...

Gostei do seu Projeto com Jornal. Trabalho na biblioteca escolar e estou pensando em montar um jornal mural para divulgar aquilo que acontece na escola. Parabéns e vou deixar o endereço do Blog de nossa biblioteca caso você queira conhecê-lo.
http//bibliotecaescolardojk.blogspot.com

Figuras de Linguagem IV