quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Redação nota 10: 3ª parte

Como elaborar a redação
 A melhor forma de abordar um tema é, inicialmente, após uma breve introdução, estabelecer o ponto de vista a ser defendido no desenvolvimento, ou seja, formular sua tese. Em seguida, relacionar os argumentos que embasarão a defesa do ponto de vista assumido, os quais deverão constituir os parágrafos do texto. Após a apresentação dos argumentos, o candidato deve redigir a conclusão, retomando o ponto de vista proposto na introdução e relacionando-o aos argumentos apresentados, para assim, encerrar o texto.

O que fazer na hora “H”?
-O avaliador deve ser surpreendido pela qualidade e pela originalidade de seu texto. Pegos de surpresas, os candidatos costumam só se lembrar das informações mais divulgadas, das opiniões mais comuns. Para se destacar, proponha um ponto de vista original, aborde um aspecto intrigante, diferente dos demais.
-Procure fazer um texto claro, explícito e organizado.
-Cuide da consistência dos argumentos e procure articulá-los de maneira lógica, com um raciocínio que não exija grande esforço do leitor para compreendê-lo.          

O que caracteriza uma redação nota 10?
-O candidato que mostra uma boa capacidade de pensar e de se expressar adequadamente por escrito será bem sucedido. Um bom desenvolvimento das tarefas propostas, um uso produtivo dos textos fornecidos pela prova, um trabalho adequado com o gênero solicitado e a adequação às normas do português padrão são os fundamentos de uma boa redação.  (Meirélen Salviano)

-Apresentar uma discussão clara e coerente do tema proposto, por meio de argumentos sólidos, além de atender a todos os itens da proposta, como o uso ou não de título, a modalidade textual (narração, descrição ou dissertação), o gênero (carta, crônica, conto, artigo, email, discurso), o uso da língua culta ou outra estabelecida pela proposta. (Mauro Dunder)

Nenhum comentário: