Ismália
Quando Ismália
enlouqueceu,
Pôs-se na torre a sonhar…
Viu uma lua no céu,
Viu outra lua no mar.
Pôs-se na torre a sonhar…
Viu uma lua no céu,
Viu outra lua no mar.
No sonho em que se
perdeu,
Banhou-se toda em luar…
Queria subir ao céu,
Queria descer ao mar…
Banhou-se toda em luar…
Queria subir ao céu,
Queria descer ao mar…
E, no desvario seu,
Na torre pôs-se a cantar…
Estava perto do céu,
Estava longe do mar…
Na torre pôs-se a cantar…
Estava perto do céu,
Estava longe do mar…
E como um anjo pendeu
As asas para voar…
Queria a lua do céu,
Queria a lua do mar…
As asas para voar…
Queria a lua do céu,
Queria a lua do mar…
As asas que Deus lhe
deu
Ruflaram de par em par…
Sua alma subiu ao céu,
Seu corpo desceu ao mar…
Ruflaram de par em par…
Sua alma subiu ao céu,
Seu corpo desceu ao mar…
(Alphonsus
de Guimaraens)
1) Qual o tema do
poema Ismália?
a) A loucura e a
morte
b) A solidão e o
isolamento
c) O amor e a
salvação
d) A natureza e a
beleza
e) Delírio e loucura
2) Chamamos de antítese a figura de linguagem que consiste no emprego de
termos com sentidos opostos. Qual das alternativas a seguir apresenta uma
antítese?
a) “Quando Ismália enlouqueceu, /
Pôs-se na torre a sonhar...”
b) “ Estava perto do céu, / Estava
longe do mar...”
c) “E como um anjo pendeu / As
asas para voar...”
d) “As asas que Deus lhe deu / Ruflaram
de par em par...”
3) De acordo com alguns versos do poema, Ismália queria subir ao céu e
descer ao mar. Esse desejo de Ismália representa:
a) uma postura
contraditória
b) uma postura
racional
c) uma postura
religiosa
d) uma postura
romântica
e) uma postura realista
4) O Simbolismo, por ser um movimento antilógico e antirracional,
valoriza os aspectos interiores e pouco conhecidos da alma e da mente humana.
São palavras que compravam essa característica simbolista no texto, EXCETO:
a) enlouqueceu
b) sonhar
c) cantar
d) desvario
5) De que forma Ismália conseguiu
realizar seu sonho?
a) sonhando
b) suicidando-se
c) banhando-se
d) cantando
e) delirando
6) Considere
as afirmações abaixo sobre o poema “Ismália”, de Alphonsus de Guimaraens.
I.
Todo o poema é construído com base em antíteses. As antíteses articulam-se em
torno dos desejos contraditórios de Ismália, que se dividem entre a realidade
espiritual e a realidade concreta.
II.
A partir da análise deste poema podemos afirmar que, para os simbolistas, sonho
e loucura levam à libertação, pois a razão e a lógica aprisionam o homem. Dar
vazão ao mundo interior; explorar zonas ocultas da mente humana é o mesmo que
transcender os limites do mundo real.
III.
De acordo com o desfecho do poema, o céu recebe a alma; logo, liga-se ao
aspecto espiritual. O mar recebe o corpo; logo, representa o universo material.
-Quais estão corretas?
a) Apenas
I
b) Apenas II
c) Apenas III
d) Apenas I e
II
e)
I, II e III
7)
Sobre Alphonsus Guimaraens, afirma Alfredo Bosi, na História Concisa da
Literatura Brasileira, “… foi poeta de um só tema: a morte da amada”. Essa
obsessão faz do mundo ao redor cúmplice permanente de suas dores, como se vê na
seguinte estrofe desse poeta.
a) “Ontem, à meia-noite, estando junto
A uma igreja, lembrei-me de ter visto
Um velho que levava às costas isto:
Um caixão de defunto.”
b) “Espectros que têm voz,
sombras que têm tristezas
Perseguem-me: e acompanho os apagados
traços
De semblantes que amei fora da natureza.”
c) “E o sino canta em lúgubres
responsos
Pobre Alphonsus! Pobre Alphonsus!”
d) “O olhar fito no chão, como
desfeito
Em sangue, o velho, sem me olhar segura,
E ouvir-lhe a única frase que dizia:
Vou levando o meu leito.”
e) “Hão de chorar por ela os
cinamomos
Murchando as flores ao tombar do dia.
Dos laranjais hão de cair os pomos,
Lembrando-se daquela que os colhia.”
8) De acordo
com o texto:
a) Ismália
sempre foi mentalmente perturbada.
b) Ismália
conseguiu sonhar uma única vez, mas somente depois de estar louca.
c) Pôs-se na
torre significa também procurou o isolamento.
d) A loucura
de Ismália é uma consequência do seu sonho.
e) Somente
estando louca, uma pessoa pode querer ter uma lua no céu e outra no mar.
9) O texto responde afirmativamente a todas as perguntas, exceto:
a) Há apenas
duas duplas de palavras que se opõem pelo significado ( longe X perto, céu X
mar) ?
b) Trata-se
de um fato que pode ser narrado em prosa?
c) Ismália
procurou realizar o seu sonho?
d) Ismália
estava mais perto do céu por estar na torre?
e) O poeta
concebe o céu como um lugar que fica no alto?
10) O verso
“No sonho em que se perdeu” nos informa que Ismália:
a) Já não
tinha mais uma noção racional da realidade.
b) Sabia
antecipadamente que, se sonhasse, ela se veria em uma torre.
c) Tinha
plena consciência do que estava fazendo ao sonhar com as duas luas.
d) Voltou a
de ter noção da realidade somente um pouco antes do voo mal sucedido.
e) Dormindo
ou acordada, sua única realidade sempre tinham sido as luas vistas da torre.
11) O verso
“Na torre pôs-se a cantar” sugere principalmente que:
a) Ismália,
antes de enlouquecer, alternava momentos de alegria e de tristeza.
b) Ismália,
por considerar-se perto do céu, poderia já estar identificando-se com um anjo.
c) A moça cantava
porque imaginava que a torre era um palco.
d) A velha,
muito religiosa, sabia que somente os anjos cantam a glória de Deus.
e) Os loucos,
como não conseguem falar direito, comunicam-se através do canto.
12) Os versos
“E como um anjo pendeu / as asas para voar” indicam que:
a) Ismália,
dada a sua pureza, já era um anjo em vida.
b) O sonho da
vida inteira de Ismália era tornar-se um anjo.
c) Os anjos
são seres imateriais, entretanto só voam porque têm asas.
d) Ismália
fez movimentos como para preparar-se para alçar voo.
e) Ismália
tinha consciência de que, sem asas, não poderia voar.
13) O poema
Ismália é o mais popular de Alphonsus de Guimaraens.
1-
Identifique alguns elementos responsáveis pela intensa musicalidade que
caracteriza o poema, considerado antologico tanto em relação à produção do
autor quanto em relação ao simbolismo brasileiro.
2- Na segunda
estrofe quais são os desejos de Ismália e o que representam?
3- Na quarta estrofe, o que acontece com Ismália?
a) Do ponto
de vista de uma visão racional da existência.
b) Do ponto
de vista de uma visão simbolista da existência.
14) Analise
as proposições a seguir sobre o simbolismo, como escola literária. Escreva (F)
para as falsas e (V) para as verdadeiras, seguindo a ordem em que se apresentam.
I - Apresenta-se
como uma estética oposta à poesia objetiva, plástica e descritiva, praticada
pelo Parnasianismo, e como uma recusa aos valores burgueses. ( )
II - Define-se
pelo irracional, descobrindo um mundo estranho de associações, de ideias e
sensações. ( )
III - Propõe uma poesia pura, hermética e misteriosa, que
usa imagens, e não conceitos. ( )
IV - Foi um movimento de grande receptividade e repercussão junto ao público brasileiro.( )
V - Revolucionou a poesia da época, com o uso de versos livres e de uma temática materialista. ( )
IV - Foi um movimento de grande receptividade e repercussão junto ao público brasileiro.( )
V - Revolucionou a poesia da época, com o uso de versos livres e de uma temática materialista. ( )
-A alternativa correta é:
a) v – v – v – v – v
b) v – f – v –
f – v
c) f – v – f –
v – f
d) f – f – v – v – f
e) v – v – v – f - f
15) Observe o
verso: “Ó sonora audição colorida do aroma”. Assinale a alternativa que
caracteriza o verso quanto ao estilo de época:
a) É
simbolista: o autor usa palavras que transmitem sensações diversas e simultâneas
de audição, visão e olfato.
b) É
romântico: explora uma linguagem emocional voltada para os problemas íntimos.
c) É
parnasianista: cultiva a perfeição sonora, o vocabulário preciosista, o delírio
de grande musicalidade.
d) É
barroco: sua linguagem é densamente figurada com paradoxos sensacionais.
e) É neoclássico: valoriza uma descrição
idílica e sonora da natureza.
16) Coloque V
(verdadeiro) ou F (falso) para as afirmações que seguem.
( ) Os
temas centrais desse poema, bem marcados nas duas primeiras estrofes, são o
amor e a saudade.
( ) Um dos
mais significativos poemas simbolistas, Ismália aborda a dualidade entre
corpo e alma.
( ) A partir
de um jogo intertextual, o poema de Alphonsus de Guimaraens parodia o drama de
Narciso diante do espelho.
-A
sequência correta é:
a) F, V, F.
b) V, V, F.
c) V, F, F.
d) F, F, V.
e) V, F, V.
17) Relacione
o poema Ismália a estes versos de Carlos Drummond de Andrade:
Não
serei o poeta de um mundo caduco.
Também não cantarei o
mundo futuro.
Estou preso à vida e
olho meus companheiros.
Estão taciturnos mas
nutrem grandes esperanças.
Entre eles, considere
a enorme realidade.
O presente é tão
grande, não nos afastemos.
Não nos afastemos
muito, vamos de mãos dadas
-É correto
afirmar que:
a) ambos
colocam em destaque o tema da loucura.
b) apenas os
versos de Drummond apresentam a ideia do esvaziamento do “eu”.
c) os poemas
se opõem, já que Drummond propõe uma poesia ligada à realidade.
d) ambos
retratam a angústia dos seres incompreendidos pelos seus companheiros.
e) apenas em Ismália
é possível identificar o desejo de um futuro melhor.
GABARITO:
1- A 2- B 3- A 4- C 5- B 6- E
7- E 8- C 9- A 10- A 11- B 12- D
13-
1) As rimas, os versos curtos (redondilhas maior), as assonâncias, as aliterações, as reticências e os paralelismos atribuem intensa musicalidade ao poema.
2) Os desejos de Ismália eram "subir ao céu" e "descer ao mar", ao seja, desejos de voar para alcançar as "luas". Isso pode representar o desejo de unir matéria e espírito.
3) a - Do ponto de vista racional, Ismália suicida-se.
b - Do ponto de vista simbolista, a alma de Ismália transcendeu para a dimensão espiritual e metafísica da existência, ou seja, liberta-se do mundo concreto para integra-se com o cosmo.
14- E 15- A 16- A 17- C
6 comentários:
E o Gabarito?
Queria o gabarito também
Gabarito postado, meus amores.
💓💓💓
muito obrigada linda! estou aqui estudando para o PAS 2 - UNB
Obrigada, Ana Lima. Uma abraço.
Postar um comentário