Autora: Rita de Cássia Delconte Ferreira
Modalidade: Ensino Médio
Áreas do conhecimento: Língua Portuguesa
Tema: Gêneros discursivos
Conteúdos relacionados à aula: Leitura, interpretação e compreensão de texto, produção de texto
Tempo previsto: 06 aulas
Mídia utilizada: mídia impressa, vídeo “Ilha das flores”; Internet
Descrição da aula:
· Leitura individual e silenciosa, feita pelos alunos, do poema “O Bicho”, de Manuel Bandeira;
· Leitura em voz alta pela professora;
· Exibição do vídeo “Ilhas das Flores”;
· Promoção de debate acerca do poema e do vídeo apresentado;
· Escrita de uma lista de palavras que tenham relação com o tema “pobreza”;
· Troca das listas de palavras com os colegas para que os mesmos dêem significado a essas palavras;
· Consulta ao dicionário;
· Pesquisa na Internet sobre as características de uma boa redação;
· Criação, individual, de um check list, ou seja, uma espécie de guia para a realização de uma redação;
· Criação coletiva do check list para a realização da redação. Cada aluno indicará um item, justificando sua importância;
· Produção de uma redação;
· Avaliação
Análise da aula:
Gostei muito da sugestão de aula da professora Rita, principalmente, porque ela procurou utilizar recursos que chamam muito a atenção dos alunos, como o vídeo e a Internet.
Ela foi muito feliz ao escolher esse poema belíssimo do Manuel Bandeira “O bicho”, que já pude perceber, ao trabalhar esse texto em sala de aula, provoca um impacto muito grande nos alunos num primeiro contato. Acredito que esse impacto é de grande valia, pois provoca reflexão no aluno, levando-o a posicionar-se criticamente em relação a esse problema social, que é a fome, tão perto de nós, mas ao mesmo, tempo parece ser tão distante pela falta de conscientização das pessoas e da sociedade em geral.
A interação entre o poema e o vídeo foi uma estratégia excelente, pois foram dois portadores diferentes abordando um mesmo tema, com certeza isso possibilita um maior interesse dos alunos e, além, de ser prazeroso, dá suporte para que ele possa realizar sua produção.
Um outro aspecto que me chamou a atenção nessa atividade foi que a professora, mesmo sendo de Língua Portuguesa, atentou para a interdisciplinariedade; trabalhou a pesquisa, a leitura, a compreensão, a interpretação, a oralidade e a produção textual.
Só faltou direcionar melhor a produção de texto na sugestão, pois o comando ficou muito vago “produzir uma redação”. O aluno precisa que a proposta da redação seja mais consistente para que ele não se equivoque e produza outros gêneros discursivos, que não é aquele que a professora está pensando. Da maneira como está qualquer gênero que ele produza estará certo e terá que ser aceito.
2 comentários:
Silene, fico feliz ao ver esta aula produzida por mim utilizada e comentada por vc no seu blog.
Durante 15 anos atuei em sala com alunos da educação básica: alfabetização e Língua Portuguesa - hoje atuo na formação de professores para uso de tecnologias no NTE Campo Mourão - PR.
Um dos fatores que colaborou para que eu me tornasse professora foi o gosto pela leitura e este sempre foi um aspecto que privilegiei no trabalho com a língua: despertar este prazer nos alunos.
Espero que tenha sucesso no seu trabalho como professora.
abr
Rita de Cassia Delconte Ferreira
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